sábado, 3 de julho de 2010

Integral de 52100 c/ Frame de Inox

Esta é uma peça onde utilizei uma técnica, até então, nova pra mim....
Fixei um frame de inox 308 de 4 mm de espessura  soldado com eletrodo de inox numa faca integral de 52100.

O resultado é uma peça com a aparência de full tang, aço carbono na lâmina e inox no ponto de contato das mãos. A idéia é evitar a oxidação proveniente do contado da mão do usuário, mantendo na lâmina excelente capacidade de corte do 52100.
As talas utilizadas são um caso à parte pois o jacarandá foi fornecido pelo Amigo Ian Vinhas que revelou um bom gosto extremamente apurado. Esse jacarandá é de uma tonalidade que não tinha visto até agora e cada bloco possui, no mínimo, 3 cores mescladas. Muito bonito de fato.


 A Faca em si tem 9" de coprimento, 45 mm de largura, file work no dorso e colarinho escavado à lima. Têmpera seletiva e os pinos são de níquel puro fornecidos pelo amigo Emilcio a quem muito sou grato.

O rapaz que me encomendou esta peça desejava dar um presente ao avô e eu sugeri tbm que acompanhássemos a peça de uma chaira (comercial) na qual substitui o cabo original de plástico por jacarandá com espaçador de chifre de búfalo africano. Tudo será acondicionado num estojo com duas divisões. Acredito que o presente agradará bastante e, ressalto, acho muito louvável nos dias de hoje um jovem presentear um ente querido de mais idade. É um sinal de afeição, respeito e sabedoria. Faço votos que o meu trabalho traga felicidade a ambos.


Obrigado por olharem e Um abraço a todos.

Um comentário: