domingo, 18 de julho de 2010

Facas Chef de 15N20 com linha de têmpera produzida por Argrila Refratária

Caros Amigos,

Dentro do cronograma que me propuz a cumprir mostro as facas da 3a semana de Julho/2010.

Esta é uma peça simples mas com alguns aspectos bem interessantes. Eu usei o Aço 15N20 com pouco mais de 2 mm de espessura pra produzir uma faca full tang com designe voltado pra cozinha. O cabo tem um desenho já consagrado, que me agrada bastante, que é peculiarmente encontrado nas nossas pexeiras nordestinas.
Quimicamente o Aço15N20 é bastante parecido com o 1070. A diferença básica é a adição de um pequeno percentual de níquel que lhe dá uma cor levemente mais clara. Tal característica o torna muito apreciado na composição do aço damasco em seus diversos padrões.
Entretanto, o 15N20 pode produzir facas muito boas tendo, também, a desejável qualidade de produzir "linhas de têmpera" desenhadas com argila bem atraentes. Em lâminas japonesas essa "linha" é chamda de "hamom" (embora, como tudo na vida, haja controvérsias sobre isso também)

Nesta peça eu utilizei argila refratária, resistente até 1300 graus, pra produzir um padrão ondulado. Após o banho no percloreto a peça foi lixada com scoth brite fina e a linha se revelou extremamente nítida sem grandes dificuldades.


As talas do cabo foram feitas com uma bela Imbuia Rajada fornecida pelo Amigo Flavio Gonçalves e, dessa vez, ao invés de pinos de inox rebitados utilizei parafusos de "aperto rápido" semelhantes aos desse link:
Parafusos de Aperto Rápido
Sao uma ótima opção embora exijam alguns cuidados nas perfurações das talas e tang. A "bucha" do meio deve passar confortavemente pela tang e as perfurações nas talas feitas de modo a esconder as cabeças do parafusos.

A Bainha fiz no estilo "saco" com couro de búfalo que, atualmente, é o material que uso nas minhas bainhas.
Espero que tenham gostado e Agradeço por olharem o meu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário