sexta-feira, 30 de abril de 2010

Camp Knife Brut di Forge c/ Ébano e Cobre

Caros Colegas e Amigos,

Postei a algum tempo algumas peças que perdi por acidente (imperícia, imprudência, ou azar mesmo...) Durante o processo de tempera. Cinco boas e difíceis facas foram perdidas. Eu acredito que, em termos de facas, quando perco uma peça tenho a chance de fazer outra melhor. Foi o que tentei fazer nessa.
A Antecessora desta Camp era uma integral full tang tbm brut di forge. Mas, depois de perdê-la, tive outras idéias...
Fazer uma Camp "Puro Sangue" mas com um look mais antigo. Eis o resultado.
 Espero que gostem.

A idéia foi fazer uma peça que fosse robusta, como toda camp deve ser, mas que tivesse um "ar antigo". Então pensei em forjar uma brut di forge com lâmina bowie (Gosto muito de Bowies) com algum material que remetesse ao passado. Então decidi juntar, aço 52100 texturizado, cobre puro partelado (bolsters) e ébano tudo isso numa faca full tang. A faca em si tem 12" de lâmina com double taper, 7,5 mm de espessura, bolsters de cobre assim como os pinos (com miolo de niquel) e passador de cobre. As talas são de ébano.
A bainha é de couro de búfalo com o qual pretendo trabalhar de agora em diante.



Foi uma peça bastante trabalhosa mas que gostei bastante de fazer. Espero que tenham gostado do trabalho e obrigado por olharem. Voltem sempre!!!

4 comentários:

  1. bela peça,como sempre um trabalho perfeito,espetácular!!!espero ter um dia um trabalho seu na minha coleção.

    ResponderExcluir
  2. vc se superou! parabens!

    law!

    ResponderExcluir
  3. Saudações, sou apaixonado por cutelaria, no entanto ignorante no assunto, notei que seus trabalhos são mas regionais estou certo? Não tenho a pretenção de ser incoveninente mas voce ja produziu alguma peça no estilo Tanto?
    obrigado.


    Toshi.

    ResponderExcluir
  4. Bem... eu me considero relativamente eclético em cutelaria. Acho que "regionais" em termos nacionais sãos as facas de ponta, pajeús e pexeiras nordestinas, as integrais gaúchas, as sorocabanas e franqueiras paulistas. Essas, pra mim, são facas tradicionalmente regionais. Eu faço as nordestinas que representam a minha cultura e, também, as integrais pois são facas bem interessantes. Quanto às peças japonesas já fiz algumas experimentações e estou trabalhando num projeto bem interessante.
    Em termos norte-americanos, cuja tradição em cutelaira eu tento seguir, as Bowies são consideradas facas regionais. Cada país tem a sua cultura.
    Se desejar entre em contato pelo email pra discutir o seu projeto.
    Obrigado.

    ResponderExcluir