domingo, 2 de maio de 2010

Estágio do Ian Vinhas

Caros Colegas e Amigos,

Durante os dias 30/Abr a 02/Mai tive o prazer e honra de receber em minha oficina e casa o Amigo Ian Vinhas de Salvador. Que é apreciador de cutelaria e começa a produzir facas por desbaste.
Ele tinha vontade de aprender alguma coisa sobre forjamento bem como aprofundar os conhecimentos que tem sobre o assunto.
Eu me propus a tentar repassar o pouco do que sei, mostrar como eu forjo minhas facas além técnicas de desbaste, usinagem e tratamento térmico.
O Ian se mostrou extremamente habilidoso e conseguiu reproduzir, sem problema algum, as peças que forjei.
A idéia inicial era demonstrar como se forja uma faca. Ou melhor, tentar ensinar como forjar tipos básicos de facas. Particularmente, hunters, skinners e bowie. O trabalho foi bem corrido, intenso mas teve resultados bem palpáveis. Se mais não foi feito credite-se apenas às deficiências do professor.

De qualquer forma no 1o dia (sexta-feira) o trabalho foi uma introdução teórica sobre principíos básicos de metalurgia, forjamento, geometria de facas e tratamento térmico. Como a ênfase seria mais praticar que teorizar... Partimos pra o forjamento de um primeiro tipo básico. A faca hunter. O aço escolhido foi o 52100 (pras peças pequenas e médias). Durante a tarde foi demonstrado como forjar uma hunter e, em seguida, a execução. Como podem ver... os conceitos foram bem assimilados e o resultado muito bom.



Já durante a noite de sexta-feira, foi inciado o processo de desbaste e usinagem das hunters.


No sábado pela manhã mais forjamento... Desta vez demonstrando uma faca skinner num dos seus formatos mais tradicionais, tbm no aço 52100. Novamente a lição foi bem absorvida e o resultado muito bom..
Como é sempre bom mostrar as possibilidades, aproveitei o calor da forja enquanto era feita uma skinner e fiz esta pequena integral de um pedaço de mola helicoidal. Apenas pra ilustrar o conceito de forjamento de integral... Mas não era objetivo neste momento pois exige uma certa prática que virá com mais treino. Observem que as skinners ficaram bastante semelhantes.


Na tarde e início da noite de sábado foi dada continuidade ao trabalho de desbaste e usinagem das facas do dia anterior, já com utilizaçãod o guia de lima (uma ferramenta básica e essecial a um bom trabalho) Tbm foi demonstrado como temperar uma faca. Sendo uma das hunters a escolhida que foi aquecida na "boca" da forja e temperada seletivamente no óleo hidráulico.

No dia de hoje (domingo) o objetivo era forjar o terceiro tipo de faca. A bowie (minhas preferidas) o aço escolhido foi o 5160 (predileto pra facas grandes). E, após dadas as orientações, o Ian forjou uma bela bowie com relativa facilidade principalmente devido às suas próprias habilidades.

Depois de todo o trabalho e cançaso o Ian pôde voltar pra sua casa em Salvador levando a certeza de ter feito uma boa amizade e com todas as peças que foram forjadas (por mim e por ele).
Agradeço a oportunidade de mostrar o meu trabalho e desejo que este tenha sido um importante passo na vida de cuteleiro do Ian. Bem vindo, meu caro Ian, ao mundo dos Forjadores!!!! Quero ver suas peças prontas em breve!!!
 

Obrigado por olharem e voltem sempre!!!!

Um comentário:

  1. O workshop foi ótimo, superou e muito as minhas melhores expectativas, alem disso foi um grande prazer conhecer um grande cuteleiro e uma grande pessoa como vc.

    Abraços

    ResponderExcluir