quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Viagem a Merlo, Argentina - Curso de Aço Damasco com Facundo Montenegro

Bem, meus caros e pacientes leitores, muita coisa aconteceu desde a minha última postagem. Algumas relevantes e outras nem tanto. Contudo, desta vez, quero narrar um pouco da experiência que tive ao viajar à Argentina para aprender sobre aço damasco com um Grande Cuteleiro Argentino chamado Facundo Montenegro.

A sisudez é aparente. Facundo é uma pessoa extremamente bem-humorada e solícita

Trabalhando com bom-humor da manhã à noite.
A idéia deste curso surgiu numa conversa informal entre mim (PE), Facundo Montenegro (AR), Ismael Biegemeier (RS) e  Celso Luiz Fernandes (PR) durante a 2a Mostra Internacional de Cutelaria. Na ocasião, acordou-se que nós três iríamos visitá-lo a aprender com ele os fundamentos do Aço Damasco. Uma empreitada como esta, pra mim uma viagem de 10000 km (ida e volta) requer uma série de preparativos, providências e investimento alto. Não seria fácil preparar tudo, dar conta das encomendas, providenciar o capital necessário, deixar a família bem assistida e tudo mais que fosse preciso para, em Setembro, podermos estar em Merlo e aprender com este Grande Artesão. Mas eu e os colegas aceitamos o desafio e, cada um a sua maneira, tratou dos preparativos.

Ocorre que nem tudo sai como pretendemos e, infelizmente, por motivos alheios às suas vontades, os amigos Ismael e Celso não puderam ir. Então fui sozinho... Apesar dos receios compreensíveis que toda nova empresa traz consigo, já tenho idade suficiente pra saber que os passos decisivos ou acontecimentos marcantes tem que ser vivenciados por nós apenas. Há ajuda, há orações, mas a jornada é nossa e apenas nossa!!! Então lá fui eu...

Merlo é uma cidade de cerca de 5000 habitantes, localizada na província de San Luis, Argentina. É dona de um micro-clima o qual só há igual em mais dois lugares do mundo. Um lugar singular, sem dúvida, que cativa pela beleza natural, clima e tranquilidade. Ali parece que o tempo flui de outra maneira.... Infelizmente, pra se desfrutar toda essa beleza, é necessário voar até Córdoba (distante 850 km de Buenos Aires) depois encarar mais 300 km, passando pelas "Altas Cumbres", até uma localidade Chamada Vila Dolores e, por fim, mais 60 km de carro (ou ônibus) assim chega-se a Merlo. Cheguei em Córdoba por volta das 03:30 am, na rodoviária, por volta das 4:30. Neste local o sol só aparece por volta das 08:00. A temperatura por volta quando cheguei ao hotel em Merlo, estava por volta dos 5 graus. Bem frio pra qualquer cristão apesar do sol e céu azul. Lá eles chamam dias assim de "dias peronistas".

Hotel Vila Sol - Excelente Opção em Merlo e bem próximo à residência de Facundo.

Os quartos tem calefação mas, ao sair pela manhã, a sensação é de entrar num freezer...

Em todos os lugares, um convite às caminhadas e à reflexão



Já de volta, muitas pessoas me perguntaram "Valeu à pena"? ou "Conseguiu o que queria"?. A todos respondi e respondo: - Muito Mais do que imaginava!!! Certamente, alguém pensou qual seria o motivo de se viajar tanto pra aprender sobre aço damasco quando há grandes artesãos do gênero no Brasil. Certamente os há, mas não tantos assim. Quanto mais especializado o conhecimento pretendido, mais se afunila o leque de opções. Pra mim, tudo depende de o que se busca. Se quiser fazer peças semelhantes as que os melhores artesãos brasileiros ou estrangeiros fazem, pode ser uma boa aprender com eles.... 


Alguns damascos Elaborados pelo Maestro Facundo Montenegro


Sou de opinião de que, se a internet possibilita uma grande troca de informações, ela também dissemina uma falsa sensação de conhecimento, possibilitando o surgimento de "especialistas" virtuais que raramente sentem o calor de uma forja conhecem uma oficina de cutelaria mas, na frente da tela de um computador, se colocam no papel de formadores de opinião e, o que me causa mais estranheza, há quem os siga e tenha o que dizem como verdades absolutas... Cada um elege os ícones que deseja!!!  Mas pessoalmente acho que nada substitui o aprendizado real, o estudo seguido de prática, verificação de resultados e, muito, muito trabalho e suor. Por isso decidi ir até até lá!!! 
Segundo os "especialistas" virtuais pode-se aprender de tudo na internet, conduto, mesmo o mais versado "gurú virtual" terá dificuldade em aprender o ponto correto de caldeamento de um billet apenas vendo fotos. Mas talvez eu esteja enganado...

Uma pequena mas muito bem equipada oficina com máquinas, inclusive, que não conhecia até então.



As primeiras conversas que tivemos foi sobre o entendimento de que um bom aço damasco começa no PROJETO. Foi me ensinado que cada padrão tem suas peculiaridades e a escolha deste ou daquele depende do projeto. Para cada projeto há uma proporção de aços, composição e padrão mais adequado para tal. Como se diz por lá... "se queda mejor".




 As proporções que elegemos foram 50/50; 60/40 ou 75/25 (de aços 5160 e 15n20) dentro do leque dos materiais que eu já usei e obtenho para fazer aço-damasco no Brasil.

Então, após as explicações de praxe, começamos o trabalho propriamente dito. Nesta fase recebi inclusive dicas preciosas sobre soldagem dos billets e da haste. Uma coisa "simples" mas crucial para o transcurso do trabalho. Então, seguiram-se caldeamentos e mais caldeamentos, até que se domine o "ponto" correto e maneira de caldear apropriadamente...

5160 c/ 4 mm e 15n20 com 1.2 mm

Caldeamento na temperatura correta e bórax na medida certa - uma nova visão do processo.



Após o caldeamento, a verificação do resultado.



Embora a prensa, é necessário saber caldear com martelo

Uma vez feitos os billets, e foram vários, é hora de escolher o padrão que seria usado numa faca hunter. Penso que para conseguirmos executar peças complexas, é necessário passar pelo básico (porém bem feito). Não tinha, desde o início, a pretensão de voltar deste tendo aprendido a fazer padroes complexos de damasco como o "W" e o "Pena". Para isto conto com minha teimosia característica para, na minha oficina, chegar aos diversos padrões sobre os quais fui esclarecido. Portanto, o padrão eleito foi um "dente de lobo".



Início do "desenho" de um billet com padrão ladder

Billets sendo preparados para o padrão "dente de lobo" e "lader" padrões "simples" mas muito bonitos e funcionais.

Não me detalharei sobre a confecção da faca, propriamente dita, pois são etapas já sobejamente conhecidas. Trata-se de uma hunter com 5,5" de lâmina e 5 mm de espessura. Levei alguns materiais comigo e decidi que usaria um par de talas de marfim de mamute. Caminhar pelas paisagens de Merlo ajudou a escolher o desenho da faca...
Uma paisagem de caça!!!

Uma hunter!!!

Lâmina corretamente executada, aguardando a "revelação"



Um dos grandes "segredos" de um belo aço damasco é a "REVELAÇÃO" que é o ataque do aço por uma solução de percloreto de ferro. Contudo, se a peça não for corretamente tratada, a solução não estiver no grau certo de concentração ou o manejo da lâmina não for corretamente feito, o damasco não atingirá seu pleno potencial de beleza. Considerando que, a esta altura, os leitores saibam que o damasco é uma junção de aços cuja lâmina terá as características compartilhadas dos metais que as compõem e que deve ser, metalurgicamente bem feitas, todas as etapas desejadas para a obtenção de uma excelente faca. Ou seja... uma faca com um "damasco feio" poderá ser uma excelente ferramenta. Contudo o que se queria é unir a beleza e eficiência numa só peça... Para tanto, o processo de revelação leva cerca de 3 horas, com lixamentos sucessivos até a lixa 2500 (na fase final). Dosar a solução e percloreto de modo correto, lixar e obter um belo resultado não é fácil. Na verdade, acredito que seja tão difícil quanto fazer o damasco em si. A melhor maneira de aprender esse processo é vendo ser feito por um especialista e refazê-lo. É bom lembrar que este ataque se dá com a faca totalmente pronta. Somente após a montagem, ajuste e usinagem final é que se procede à revelação:
Usinagem do Cabo de Marfim de mamute

Usinagem da guarda de aço damasco

Polimento do conjunto Guarda/Cabo

Cabo isolado com esmalte de unha que não é atacado pelo percloreto


Padrão surgindo

1o banho em solução forte para verificar se ficou alguma parte da lãmina coberta
.

Todo os processos descritos são trabalhosos demandaram vários dias. Apesar da grande oportunidade turística, não foi possível visitar nenhum ponto de visitação da região, começávamos pela manhã e só parávamos á noite que, aliás, começa de fato lá pelas 20:00 h.

Sol às 19:10 hs e FRIO!!!
 Contudo, graças à amabilidade e atenção dos anfitriões, particularmente por parte da Sra. Mariana Goldberg, as refeições eram momentos de festa. A cada uma nos foi oferecido um prato típico, sempre muito saboroso. 
Foto "clássica" da casa

Forno à lenha onde se preparou assado ao forno, empanadas e tortilha - nem tudo foi trabalho kkkkk
Após 3 HORAS de revelação, finalmente, a faca está pronta. O resultado foi uma faca de 5,5" x 5 mm de espessura com 156 camadas, padrão "dente de lobo", com cabo de marfim de mamute, guarda de aço damasco padrão turco com espaçador e pinos de alpaca.
HUNTER DE MERLO


Um polimento extremamente criterioso e bem feito.

é possível visualizar os mínimos detalhes do damasco, inclusive o "turco" da guarda.


Todas as minhas facas tem a sua história particular. São como filhos. Mas nenhuma, sem dúvida, tem uma história tão rica quanto esta. Assim nasceu a "HUNTER DE MERLO"!!!!

Meus amigos, em linhas gerais, assim foi a minha viagem a Merlo para aprender com este grande cuteleiro. Preciso dizer que, num evento como este, as informações obtidas transcendem muito o objetivo inicial. Ao visitarmos um colega em seu local de trabalho, sempre aprendemos bastante. Observar como cada tarefa é feita, muitas vezes de modo diverso do nosso, "expande" os  horizontes de trabalho e de "know-how". É um curso dentro de outro curso, pode-se dizer....

Aprendendo a usar uma Prensa Hidráulica diferente da minha

Usando uma retífica plana - máquina que não conhecia

Preparando billets

Preparando os desenhos do damasco

Usando a nova fresadora do colega Facundo - excelente máquina



Quero também, deixar registrado publicamente, o apoio do meu querido pai, Ebenézer Serapião, da minha mulher Patrícia, que teve que segurar a barra de cuidar sozinha da casa e dos nossos 5 filhos por vários dias, de clientes e amigos como o Sr. Mario Kubo, Ricardo Reis, Deivison Lopes, Sérgio Ricci e demais amigos que, direta ou indiretamente contribuíram em momentos chave para que esse projeto se concretizasse. Foi necessário muito trabalho e esforço mas faria tudo novamente. VALEU!!!!

Um certificado que terá sempre um grande destaque nas minhas conquistas


Por último, mas não menos importante, gostaria de agradecer ao Amigo Facundo Montenegro, pela atenção dispensada e generosa acolhida.

Facundo, agradecendo a Deus pelo término do curso.... kkkkkkkk

Assim me despedi de Merlo e, mais de 24 horas depois, estava em casa matando as saudades da minha família.



 Espero que tenham gostado. Se, por ventura, alguém precisar de maiores esclarecimentos pode entrar em contato comigo (lcaserapiao@gmail.com) ou entrar em contato pelo facebook. Quem desejar conhecer melhor o trabalho do Facundo poderá ver suas peças no facebook. Estaremos presentes (Facundo e eu) no próximo V Salão Paulista de Cutelaria. Espero vê-los por lá!!!!

Um abraço a todos.



11 comentários:

  1. Parabéns meu grande amigo! Que relato lindo, bem preciso. Nossa estou muito feliz por vc. Se vc já era bom cuteleiro, agora vai ficar melhor ainda, com esse conhecimento agregado, todos ganhamos. Parabéns mesmo, e com certeza, grandes facas sairão em breve. Abraços do seu amigo
    Edgar

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana a viagem, o aprendizado e a faca!

    Parabéns pela disposição de sempre aprender msis.

    ResponderExcluir
  3. Pô Serapa, tô com uma "inveja saudável" sua por poder ter passado momentos tão agradáveis, junto de um cara incrível como o Facundo, num lugar maravilhoso como este. Parabéns meu Irmão, estou feliz por você!
    Berardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bera, muito Obrigado. De fato fiquei imaginando como seria viajar de moto por aquelas paragens!!! Uma grande aventura, de fato. Seu trabalho teve uma grande influência sobre a decisão de fazer essa viagem sou-lhe grato por todas as preciosas dicas que me deu. Forte Abraço.

      Excluir
  4. Muito Obrigado, meu caro Edgar. Fico muito feliz que tenha gostado. Nos veremos no Salão da Silvana. Forte Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Serapa, por esta oportunidade incrível de aprendizado, com um cuteleiro e pessoa maravilhosa como Facundo e num lugar tão lindo como esse!

    ResponderExcluir
  6. Só tenho a agradecer a Você Luiz, pela amizade e confiança e também pela felicidade que nos proporciona com seus lindos trabalhos e de execução excepcional. Parabéns meu amigo, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Cara, parabéns!! experiências como esta levamos para a vida... Agora é aguardar as próximas crias que virão com todos estes novos conhecimentos acumulados.

    ResponderExcluir
  8. muito legal, fico feliz é a cutelaria de nordeste saindo na frente.
    emmanoel ipirá

    ResponderExcluir
  9. É isso ai Serapa, bom que conseguiste ir até ao Facundo, que além de ser uma excelente pessoa mora eu um lugar lindo demais, no Salão teremos a oportunidade de conversar mais.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Ola, me chamo Christopher e estou nesta empreitada por Amor e Hobby ao Aço, gostaria de saber se pode me indicar algum tipo de curso ou me apontar uma direção por onde eu possa me guiar, seria muito bom alguns conselho de um MasterSmith, se puder mandar via e-mail ficarei imensamente agradecido.
    erichsen.matos@gmail.com
    Fica aqui meus sinceros agradecimentos, boas festa à você e sua familia.


    Cordialmente Christopher Matos

    ResponderExcluir