quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Novos Tomahawks - Hammer Tomahawk e um "Vicking Hawk"

Caros Amigos,

Peço desculpas pela ausência prolongada. Mas recetemente meu pai se submeteu a uma cirurgia coronária e fomos dar uma força a ele em Recife. Tive que passar mais de uma dezena de dias fora da sede. Ao voltar pra casa sempre há  uma série de problemas pra resolver... Então o trabalho de cutelaria ficou um pouco mais assoberbado do que o normal (que já é bastante).
Mas enfim... vamos às novidades por agora.
Na verdade já exibi essas peças no orkut sem, contudo, por nenhum detalhe dos projetos.

Trata-se de dois "tomahawks" novos bastante diversos em desenho, construção e acabamento. Só pra lembrar o termo "tomahawk" originalmente referia-se a uma arma usada pelos índios americanos que era semelhante a uma "maça" de pedra-polida. Este era um dos principais itens do arsenal indígena nos combates corpo-a-corpo.
Com a chegada dos "colonizadores" vieram tbm diversos machados de aço forjado que, logo, cairam no gosto dos nativos pelas suas características superiores em relação ao "tomahawk" original (de pedra). Como o uso em combate de uma maça de pedra é bem parecido com o que se pode fazer com um machado pequeno, os índios adotaram o termo "tomahawk" pra designar, tbm, essas ferramentas. Então, se algum índio portava um machado este era, invariavelmente, chamado de "tomahawk". Por isso há uma grande diversidade no que concerne ao tema. Peças bem diversas podem ser chamadas de "tomahawks".

Então:

A primeira peça é um "tomahawk" de formato mais tradicional (pelo menos o que eu entendo como sendo "tradicional"). Foi forjado de um martelo bola da tramontina e gerou um "hammer-tomahawk" (na extremidade oposta ao machado há um martelo). Obviamente é uma peça que possibilita vários usos....
A "cabeça" do machado foi temperada integralmente, posteriormente, foi feito o revenimento.
Há quem pense que pelo fato de ter sido "reciclado" de um martelo bola é um trabalho fácil. Nao é! É bem mais difícil forjar uma peça assim que uma faca, por exemplo. O olhal pré-existente tem que ser alargado pois o original é "fino" demais. Essa operação de alargar o olhal é impossível de ser feita por apenas uma pessoa. A menos, claro, que você seja o "Quatro-Braços".... As duas extremidades tem que ficar perfeitamente alinhadas  e perpendiculares ao Cabo... Ainda acho muito difícil esse trabalho... Talvez lá pelo trigésimo tomahawk eu passe a achar mais fácil... Nada há como a prática!!!

Além do acabamento polido, optei por fazer um file work no "dorso" do machado. É algo que tentarei manter daki pra frente pois além de embelzar tem-se a possibilidade de fazer um tipo de file work pra cada peça... Outra "novidade" foi a adoção de um pino transversal. Adotei essa prática pois, nos meus martelos de forjar, o único que não "saiu" do cabo foi o martelo que usava um sistema similar. Então... O machado é fixado no cabo por cima, sob pressão e com resina epóxi (araldite 24 h) depois é posto de lado a lado esse pino com cabeça arredondada (a cabeça "arredondada" é apenas pra efeito estético)


Por último, a madeira escolhida pra compor o conjunto foi uma linda guajuvira, extremamente desenhada,  tratada, por alguns dias, com óleo de linhaça posteriormente ao polimento usual com lixas. Este cago tem aproximadamente 45 cm.
Como último detalhe fiz a adição de um fiel de curo de bode trançado no qual foi feito um "nó-de-forca" pra não ser necessário furar essa bela madeira.







A outro é bem diferente do que normalmente faço, em construção, desenho e acabamento. Este é um machado leve, com designe caracteristicamente europeu (vicking, eu diria).
Foi feito a partir de uma pedaço de 5160 que foi forjado e caldeado pra forjar o olhal. Estive olhando machados antigos e pude perceber que diversos foram feitos por caldeamento.... Resolvi testar e funcionou.
Como tudo era novidade, resolvi fazer um look mais rústico, deixando a peça com um visual "brut di forge" e oxidada a frio (oxiblack)
Há quem pense que peças assim (brut di forge) são "mal-acabadas". Não é assim!!! Pra se fazer corretamente a peça tem que sair praticamente pronta da forja ou, pelo menos, voltar a receber calor algumas vezes. Eu uso um pequeno martelo bola pra "marcar" o aço dessa maneira e dar um "padrão". A "cabeça" do machado foi, também, fixada por cima do cabo, sob pressão, com resina e recebeu um pino tranversal.
O Cabo, de cerca de 35 cm,  foi feito "em curva" no aspecto tradicional dos machados grandes pra corte de madeira. A madeira escolhida foi o angelim pedra que, embora não seja tão belo como a guajuvira, é extremamente resistente. Também foi tratado com óleo de linhaça.
Então creio que o resultado foi um pouco diferente do que geralmente faço mas bastante interessante.
Se fosse usado por um índio americano seria uma tomahawk. Se usado por um guerreiro vicking seria um "vicking axe"... Você decide, na verdade, como quer chamá-lo. Eu gosto do termo "Vicking Hawk" na falta de algo mais apropriado.
Pra termos de comparação, eis os dois machados juntos:

Espero que tenham gostado de post e peço desculpas se me alonguei demais.
Um abraço a todos e voltem sempre.

3 comentários:

  1. A única palavra que posso definir esse trabalho é: IMPRESSIONANTE! Esse peça ficou incrivelmente admirável, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Cara, muito lindo! Impressionante trabalho!

    ResponderExcluir
  3. vc n venda essa machadinha não?

    ResponderExcluir