sábado, 21 de agosto de 2010

Old Bowie - 30 cm de aço 5160

Caros Amigos,

Há alguns meses recebi a encomenda de uma Bowie forjada em aço 5160. Uma peça "old style" e com designe bem diferente do que costumo fazer. Lembrei-me logo das facas que via nos episódios do "Daniel Boone" (calma pois já eram reprises kkkk)
Trata-se de uma faca  Grande com 30 cm de lâmina forjada a partir de uma barra de 5160 c/ 1/4" de espessura. Pra mim a grande dificuldade de fazer facas deste tamanho é encontrar o equilíbrio entre o peso e o formato da faca. Por maior que seja a lâmina, eu julgo a leveza como sendo fundamental. Senão, ao primeiro golpe, o usuário já sente a dificuldade de usar faca repetitivamente.
O aço escolhido foi o 5160 pois o julgo "espetacular" pra facas grandes. Ao ser temperado gera dureza muito boas com uma ótima flexibilidade. Pode ser usado "sem dó".
A peça de coroa de cervo que usei pro cabo é peculiar. Esta, embora seja grossa demais pra maioria das facas, casou relativamente bem com o projeto. Mas usar coroas de chifre em facas geralmente não é fácil. O que parece bom separado do conjunto se revela, muitas vezes, bem difícil ao montar a faca considerando a harmonia geral do conjunto. Raramente se encontra uma coroa de cervo totalmente alinhada com o seu eixo central. Nessa, fiz o possível pra conservar as medidas originais uma vez que o material do cabo foi fornecido pelo cliente. Então...  foi necessário uma guarda adequada que não "pesasse" no look. Usei uma peça de 10 mm que foi esculpida de modo a servir de guarda e espaçador ao mesmo tempo.


O resultado final foi uma lâmina reta, com 30 cm, distal taper leve começando no ricaço com pouco mais de 5 mm. O clip é "curto" considerando o que é usualmente feito hoje (geralmente 1/3 da lâmina). 
O ricaço é largo pra combinar com espessura da cabo.

O desbaste é full flat. A lâmina foi temperada em forno e teve a dureza do dorso "quebrada" com o maçariço. O revenimento foi feito em dois ciclos de 1h cada. A bainha é de couro de búfalo.

Espero que gostem e obrigado por Olharem.
Voltem SEMPRE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário