Caros Amigos,
As "FIGHTERS" - facas de combate - sempre exerceram um grande fascínio sobre mim. Já li bastante a respeito e, principalmente, sobre as facas "clássicas" como a sykes-farbain, a rex-apllegate, a kabar e a mark II. Sem falar nas adagas medievais, kukris, kris e outras peças que adquiriram fama pelas suas características peculiares e eficiência comprovada. Sempre haverá divergências sobre qualquer tema. Sobre facas não poderia ser diferente... Contudo decidi fazer a minha FIGHTER.
Tentei fazer uma faca que reunisse um somatório de características que a tornasse eficiente em combate e, ao mesmo, tempo com uma "roupagem" que se harmonizasse pra criar uma bela peça.
Optei pelo aço carbono pois a peça seria forjada. Parti de uma lima de 8 mm tomé fetera cujo aço é o 1070.
Creio que uma faca de combate deve ser relativamente espessa mas não em demasia. Deve ter um cabo com ergonomia suficiente pra "prender" a faca na mão. Deve ter um pomo que amplia a capacidade da faca de ser usada como instrumento contundente. Comprimento de 7" ou 8" pois com essa medida é capaz de antingir partes importantes da anatomia mesmo de opositores de compleição robusta ou protegidos por roupas pesadas. Ponta penetrante com um contra-fio adequado, desbaste full-flat pela sua conhecida capacidade de corte. Têmpera seletiva. A guarda tanto pode ser "dupla" quanto "simples". O projeto Inicial era esse e eu utilizaria "madeira estabilizada". Contudo me chegou às mãos uma linda rádica de jacarandá da Bahia (da Bahia mesmo) e resolvi aproveitá-la. Esta rádica veio das mãos do Ian Vinhas que detem exemplares excelentes desse material.
Como eventualmente acontece, o projeto foi alterado. No lugar da guarda simples optei pela dupla que dá um ar mais clássico e provê uma proteção a mais pra mão que empunha a faca.
O resultado foi uma faca de 8", com têmpera seletiva na lâmina de 5,5 mm de espessura que foi oxidada à frio. O cabo é de Rádica de Jacarandá c/ papel vulcanizado vermelho. A guarda e o pomo são de inox. A bainha é de couro de búfalo forrado com couro de canela de avestruz.
Obrigado por Olharem e espero que tenham gostado.
Um abraço a todos.
sábado, 14 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário