domingo, 18 de julho de 2010

Utilitária e Skinner de Lima

Bem...

Finalizando o lote dessa semana Eis duas facas forjadas de limas.
Uma utilitária de 7" com lâmina oxidada, pomo e guarda de inox e uma Skinner de 4" com cabo de couro e chifre de búfalo africano.
O cabo da utilitária é de rádica de imbuia. O pomo foi feito soldando-se uma porca com eletrodo de inox (uma parto de elefante..) e um parafuso soldado na tang. Como podem imaginar... Ajustar isso tudo com a madeira dá um  trabalho danado e, ocasionalmente, ocorrem falhas do artesão ou do material que nos faz perder tudo e começar de novo.... Um amigo diz que "cuteleiro é bicho que sofre sozinho" e é a pura verdade!!!

Esta skinner é um caso à parte...
Quem vê uma pequena faca como essa não imagina o trabalho que dá.
A parte de chifre de búfalo é feita com a ponta maciça de um chifre. Só a parte maciça serve. Todo o resto é desprezado. O cabo foi desbastado com um formato "pistol grip". Com esse desenho mesmo em condições adveras a faca não "sai" da mão. Os anéis de couro são de soleta tingida entremeada de espaçadores de papel vulcanizado preto. O pino de fixação tem cabeça arredondada. Nessa faca optei por oxidação com percloreto pra mostrar nitidamente a bela linha de têmpera deletiva. Tbm possui dois pontos de apoio no dorso da lâmina.


As bainhas foram feitas em couro de búfalo. Ambas no estilo "saco".

Agradeço a paciência e por olharem o meu trabalho.

2 comentários:

  1. Thiago Queiroz F Cordeiro30 de julho de 2010 às 14:00

    Tao lindas, cada vez melhores! Uma obra de Arte. No proximo mes eu estou indo passar alguns dias em garanhus, vou tentar marcar um dia com vc para ver suas criaçoes. Grande Abraco Thiago Queiroz Cordeiro

    ResponderExcluir
  2. eu preciso de uma meia lua para cortar couro mas nao acho onde comprar moro em piracicaba meu apgs_s.o.s@hotmail.com

    ResponderExcluir