domingo, 4 de julho de 2010

Bowie Cowboy de 13" de 52100 com têmpera seletiva usando argila.

Amigos,

Terminei essa faca hoje... Já tinha colocado fotos do processo de têmpera dela. Foi uma peça forjada de aço 52100, com 13" de Lâmina. Embora o padrão de bowies sejam facas mais espessas preferi que esta fosse mais "fina" com 5 mm de espessura no ricaço. Contudo pelas dimensões de espada curta, formato da lâmina e geometria do fio tenho certeza que será capaz de cortes muito contundentes.
Sempre achei este tipo de formato de lâmina (com a ponta mais larga que a base), que eram comuns até décadas atrás, interessante. Num dia de forjamento quando forjei 6 peças, decidi, enfim tentar fazer uma. Felizmente deu certo.

O Cabo é composto de uma coroa de cervo tingida pra dar uma aspecto envelhecido do qual gosto muito.
Além disto pra aumentar o comprimento do cabo utilizei um conjunto de espaçadores de 5 peças. Inox de 1 mm fornecido pelo amigo Reginaldo (3 peças), chifre de búfalo africano (2 peças) e um pedaço central de snake wood.

O processo de têmpera foi um aprendizado à parte... Mesmo com todos os cuidados pertinentes o 52100 não aparenta o hamom visto em aços como o W2 ou 1095. Esta lâmina foi polida até o grão 1500 com lixa de mão... Como pode ser visto na foto abaixo:

A linha de têmpera é bem visível e delineada quando a lâmina é banhada em percloreto. Mas ao polir criteriosamente esta linha fica tênue e só é vista contra a luz.

De qualquer forma gostei bastante de fazer esta faca que é uma bowie bem diferente de todas as que já fiz.


A bainha foi feita de couro de búfalo com in-lay de couro de cascavel. Antes que alguém teça comentários sobre a origem do couro... Não é das nossas boas e velhas cascáveis nordestinas. Mas o couro foi adqurido no ebay e fornecido a mim pelo amigo Marcos Martti.

Quase ia esquecendo de mostrar algo que comecei a fazer pra "desstressar". São cintos de couro de búfalo trabalhados à mão... Podem ser feitos pra combinar com as bainhas das facas, se for o caso, ou independentemente. São peças bastante fortes.
Fiz este com um estampo criado de modo a parecer as mesmas escamas da cascavel.



Obrigado por olharem e espero que gostem.

Um abraço a todos.

8 comentários:

  1. é linda a faca, Serapião.

    um abraço.

    marcelo elihimas

    ResponderExcluir
  2. como foco para compra umas desas facas gosto muito de colecionalas

    ResponderExcluir
  3. Edson Consoli Paciulli5 de outubro de 2010 às 18:10

    Linda faca,digna de um cuteleiro de primeira linha,parabéns!
    Gostaria de saber como é feito o proceso de tingimento do chifre de cervo, possuo duas peças e desejo colorir uma delas.Agradeço e aguardo.Edson.Pouso Alegre-MG.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado,

    Que eu conheça há dois métodos pra tingir chifre de cervo.
    O 1o que usei nesta peça é usar tinta enigma (a mesma que se usa pra tingimento de couro). Nesse caso eu uso cores variadas pra dar um tipo de "envelhecimento" pincelando em pontos específicos da peça.
    O 2o método é pegar alguns comprimidos de permaganato de potássio, dissolvê-los em um pouco d´água e pincelar a tintura na peça. Inicialmente ficará "cor de vinho" mas em alguns minutos a mistura irá oxidar o chifre deixando-o com ar envelhecido. Lembre de retirar o excesso da solução algum tempo depois.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  5. lINDA FACA, FEITA RELAMENTE POR QUEM ENTENDE, NOTA DEZ.
    UM ABRAÇO.
    DONIZETE.

    ResponderExcluir
  6. que bela peça amigo gosto muito de cutelaria, e digo uma peça assim e coisa rara de se ver parabens pelo belo trabalho!

    ResponderExcluir