domingo, 14 de fevereiro de 2010

1a Bowie com Guarda Integral

Caros Amigos,

Em minha cidade (Garanhuns) o Carnaval não se faz presente... É um lugar bastante tranquilo e esses dias se parecem com os demais, salvo pra os que podem contar com alguns dias de folga. Pra mim é uma ocasião tão boa como todas as outras pra forjar... Há tempos vinha com a idéia de tentar fazer uma faca integral. Não uma faca qualquer, mas uma bowie grande com guarda integral, caldeada por weldforging... O processo consite em caldear pedaços de aço na lâmina visando criar uma guarda que faz parte solidamente da peça. Existem outras maneiras. Esta foi a minha e 1a tentativa. Possivelmente o método será refinado ou repenssado...
Pra esta peça usei uma barra de 5160 que foi cortada com cerca de 35 cm x 1 1/4" x 3/8" (10 mm)
Na altura onde deveria ficar a guarda caldeei 4 pedaços do mesmo aço 5160 formando um bloco que, após o caldeamento será "esculpido" pra formar a guarda.
O caldeamento foi feito do mesmo modo que se faz aço damasco. Usando-se bórax e MUITO CALOR. Até o ponto certo quando são dadas batidas rápidas e compassadas. Não é preciso força mas o momento tem que ser preciso... Bem... Deu certo e estas são as 1as fotos.



Ainda há alguns detalhes sobre o formato da guarda definitivo, usisagem (possivelmente terei que fazer um guia de lima maior), formato do cabo (provavelmente será no formato cofin inglês) e demais materiais usados. Mas as linhas gerais são essas.

Logo postarei mais fotos.

Obrigado por olharem.

Bom Carnaval a todos.

Um comentário:

  1. A ideia tem aproximadamente 1,5 ano.

    Surgiu numa conversa nossa sobre a confecção das guardas de um conjunto de facas encomendadas a ele.

    Na epoca ficou o assunto em suspenso, e achei que inclusive que o Serapião já tivesse esquecido o projeto.

    Serapião, parabens pela iniciativa.

    Grande abraço

    ResponderExcluir