quarta-feira, 5 de setembro de 2012

COMO NASCEU UMA CAMP.

Amigos,

Decidi parar um pouco hoje e dar atenção a este Blog. Não é por desconsiderar as pessoas que vem aqui de vez em quando, que não atualizo o conteúdo no mesmo ritmo que produzo minhas peças... Dividir o tempo com a PM, a família, a cutelaria e os demais afazeres cotidianos não é fácil!!!!... Mas enfim... vou mostrar-lhes alguns trabalhos que não exibi e contar um pouco da história de cada um.

Como nasceu uma CAMP de damasco:

Tenho por norma cultivar meus amigos com cuidado. Felizmente, o Mundo da Cutelaria me proporcionou grandes amigos. Dentre os cuteleiros dos quais admiro o trabalho está o Maestro Facundo Montenegro (https://www.facebook.com/facundo.montenegro.71) de quem tenho a honra de ser amigo. Nós criamos um "costume" de trocar presentes quando vamos às exposições de cutelaria. Da última  vez, nos encontramos na 1a Mostra Internacional de Cutelaria (https://www.facebook.com/MICUTELARIA - que, por si só, merece uma postagem detalhada pois foi um evento MEMORÁVEL!!! - a mim coube um billet de damasco random. Facundo é especialista em damasco. Ganhou, no Salão Paulista de Cutelaria 2011 (http://www.salaopaulistadecutelaria.com.br/) o prêmio na categoria de "Melhor Damasco" e me preocupei em fazer uma peça à altura.

1o dia da MIC dedicado exclusivamente aos expositores. Café da Manhã, almoço e jantar entremeados de palestras técnicas, julgamento e premiação das melhores peças.
Aula do Mestre Jerry Fisk analisando uma das minhas facas -  Só isso já valeria a viagem!!!!

Eu sempre tenho dito, e vou continuar a dizê-lo, que se você leva a cutelaria a sério ou sabe que é uma paixão "séria", deve ir aos grandes eventos de cutelaria... Ir a um evento de alta qualidade, como foi a 1a Mostra Internacional só agrega conhecimento, consolida amizades e eleva o patamar técnico do cuteleiro... O Colecionador/Apreciador tem chance de ver peças novas, conhecer as novas tendências da cutelaria nacional, saber quem faz o quê, além de ter acesso a excelentes materiais e insumos.
ENTÃO, SE GOSTA DE CUTELARIA SERIAMENTE, VÁ AOS EVENTOS NACIONAIS DE ALTA QUALIDADE!!!!

Como fiz esta faca logo após a 1a MIC estava com boas idéias e trouxe ótimos materiais... Na 1a MIC estreou a "LOGINHA" do colecionador Sérgio Ricci  (https://www.facebook.com/sergionatal.ricci) que se notabilizou pelos excelentes materiais apresentados. Ricci, atualmente, fornece pra 8 em 10 cuteleiros brasileiros (estimativa pessoal).


COM TUDO ISSO NA BAGAGEM, imaginem que eu queria fazer uma faca digna da experiência...

Faca Camp de Damasco Random com 10" de comprimento. Guarda de damasco twisted e cabo de  Madeira estabilizada com insert de abalone verde.
Talvez aluns colegas não saibam mas uma faca assim tem que ser primeiramente montada com todas as partes ajustadas, finalizadas e polidas. Então o cabo é "isolado" e aço submetido ao percloreto de ferro que vai "revelar" o damasco. Posteriormente, acontece a fosfatização e, por último um lixamento manual com lixa grão 1500 e óleo. Então... dá um grande trabalho e requer uma dose extra de paciência (além de técnica)







DEPOIS DE PRONTA, deve ser vestida:


Esta bainha é feita com "sola engraxada" bovina (adquirida no Curtume Maniero) coberta por couro bovino texturizado. Uma opção que além de bonita é alternativa pros couros "exóticos" . Um amigo de Uberaba me apresentou esta opção e informou que há várias outras texturas diferentes. Estou esperando novas e promissoras amostras.

A marcação é feita à mão com craftools específicas.


Meus amigos,

Espero não ter abusado da paciência de vocês. Mas sim que, ao verem uma peça de cutelaria de excelência, a vejam não só como uma faca mas sim como a materialização das experiências, das idéias e do trabalho de quem a fez. Uma faca custom  é sempre UM OBJETO DE ARTE.

Um abraço a todos e obrigado pela visita.

6 comentários:

  1. Assim como uma faca custom é um objeto de arte, boas leituras também... e a grande rede anda carente delas...
    Então caro amigo, brinde-nos mais frequentemente com seus textos.

    ResponderExcluir
  2. Beto, muito obrigado. Vou tentar contar mais estórias de facas. Cada uma das minhas tem uma!!! Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. cara! voce esta criando pecas muito belas! da vontade de possuir todas, so falta o din din, me contento em olhar, mas ainda quero uma faca sua.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo belo trabalho , e também pelo texto.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns. Você realmente nasceu pra isso. Belissimas facas. Você produz facas de caça, eu presumo. Tenho interesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente que produzo hunters, meu caro. Estou às ordens. Um abraço.

      Excluir