domingo, 20 de fevereiro de 2011

Integral Full tang by Serapião - Alguma ajuda com a pinagem da Tang!!!!

Amigos,

Terminei recentemente uma nova faca integral. Desta feita uma "integral full tang". Como já demonstrei o que seria uma "faca integral" no post anterior... Vou me furtar a maiores explicações. A diferença mais marcante entre a integral full tang e a hiden tang (espiga oculta) é que na 1a o formato do cabo é definido no forjamento e seu perfil é composto pela silhueta do aço recoberto por talas. Acredito que as integrais full tang são as peças de aço carbono que mais habilidade quererem do forjador para serem levadas a termo com sucesso.

A "dificuldade" neste tipo de trabalho é que, além do colarinho ter que ser preservado, a "espiga" ser conformada no forjamento ainda é imprescindível que todo o conjunto esteja bem alinhado. Só que já forjou este tipo de peça sabe da complexidade envolvida. Contudo, quando se consegue, resulta numa faca muito interessante que pode ser feita pra diversas configurações, desde camp knives, facas chef a pequenas skinners.

Um erro que, frequentemente se comete é na "pinagem" no caso das full tangs. Encontrar o local "correto" pode ser bem difícil. Uma pinagem mal-feita pode por a perder toda a elegância de um belo cabo, independentemente do material utilizado... Aqui vai uma maneira de "visulizar" as linhas do cabo e, assim, escolher com mais segurança os pontos de pinagem.
Observem:


Este é um graminho ao qual foi adaptado um ponta de vídea (daquelas usadas em tornearia). Como sabem a videa é extremamente dura e não perde sua dureza mesmo após ter sido aquecida a 1200 graus. Risca mesmo metal temperado. Então usaremos este "graminho" pra ajudar no trabalho.
Duas Facas Full tang de 5160 em Construção

Risque pra delimitar a área do cabo.

  
Com um pincel atômico preencha a área do cabo com tinta

Depois de pintada a área, use o graminho pra riscar a linha média da tang


Uma vez marcada a linha média, marque da mesma maneira usando a curva inferior do cabo. Vc verá duas curvas que se tocam em pontos de inflexão

Com estas linhas visíveis fica mais fácil escolher com segurança o local da pinagem

Garantindo a harmonia do cabo.

Esse método é válido tanto pra dois ou 3 pinos quanto pra quando se deseja executar um cabo cofin, por exemplo. Sem risco de tirar beleza e harmonia do cabo.


Ao final, a visualização ajuda, sobremaneira a encontrar os locais exatos pra "furação" da tang.


Este foi o métod que utilizei pra encontrar os pontos de pinagem na faca abaixo. Uma integral full tang de 52100 com maple estabilzado na tang e pinos de inox de 1/4"








Espero que estas modestas dicas ajudem quem, porventura, tiver alguma dificuldade na pinagem deste tipo de faca.

Obrigado por olharem e um abraço a todos.

5 comentários:

  1. Bem pensado, realmente fica perfeitamente alinhado.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. po me amarro em facas mas quero começar a fazer como faço?
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Meu Caro,

    Se vc estiver na região sudeste uma boa opção seria fazer um curso. No momento o curso da Corneta tem um excelente custo benefício. Um bom curso fará vc economizar tempo e dinheiro. No mais recomendo que vc estudo o máximo que puder sobre o assunto. Boa sorte e estou às ordens.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns belo trabalho.

    ResponderExcluir