segunda-feira, 18 de outubro de 2010

E o Capoeirista visita o Cuteleiro....

Caros Amigos,

Há algumas semanas recebi um email no qual o missivista se apresentou e indagou se poderia me fazer uma visita. Ele estaria de passagem pra uma região próxima e, na volta, pararia aki em Garanhuns pra nos conhecermos pessoalmente e, na oficina, ver um pouco do trabalho e conhecer mais sobre cutelaria.

Sempre que solicitado, faço o possível pra atender ou responder as perguntas que, por ventura, eu receba. Desta feita não seria diferente e, combinando as agendas (apertadas pra ambos), decidimos que o encontro se daria na manhã do Feriado do Dia das Crianças (12Out2010). E assim foi....

Acontece que o cidadão "José Olímpio" é um renomado Mestre de Capoeira que já era afamado quando eu era bem jovem (sei... não faz tempo assim!!! Só tenho 39 anos... mas 20 são 20 e 40 é o dobro....)

Trata-se do Mestre Corisco do Grupo Chapéu de Couro o qual é um dos mais famosos e tradicionais grupos de Pernambuco e do Brasil. Corisco veio acompanhado da Esposa Daniela que, tbm, é praticante e professora dessa arte tão nossa que é a Capoeira. Foi uma grata e feliz surpresa!!!

Mesmo com o tempo curto a conversa foi bastante profícua e, desde logo, fomos pra oficina ver as coisas mais de perto. Pelos preparativos pro Salão de Cutelaria de São Paulo minha pequena oficina estava cheia de peças em vários estágios que procurei mostrar o melhor que pude inclusive exibindo peças terminadas...



 Perguntei se o Mestre Corisco já havia visto uma faca ser forjada. Como a resposta foi negativa demonstrei um forjamento rápido de uma pequena hunter feita de lima.
 




Pela curiosidade do momento a esposa do Mestre gravou alguns vídeos curtos cujos links estao disponíveis abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=ZaKrMq4FMXc
e
http://www.youtube.com/watch?v=jtm2P_ZDdH4

Acredito que, se vc nunca viu de perto uma faca ser forjada ou mesmo o aço sendo modelado deve ser uma coisa bastante curiosa e, espero, tenha sido proveitosa.

 O Mestre Corisco ao ver algumas peças em estágios diferentes gostou particularmente desta aki que já estava no estágio final de acabamento:
 
 Ao final da visita após uma boa troca de informações o Mestre decidiu-se por adquirir a peça acima que ficou assim depois de pronta. Ele tbm é apreciador de atividades ao ar-livre e uma peça nesse estilo "bushcraft" é muito bem vinda:




A peça que forjei durante a visita tbm foi terminada com relativa rapidez que foi facilitada por um detalhe interessante. Um conjunto de espaçadores feitos de níquel puro e aglomerado de turquesa que estava guardado há meses serviu à perfeição pra pequena hunter. Uma feliz coicidência que me propiciou fazer uma bela peça:



 Que, ao final tbm passou a ser propriedade do Mestre Corisco. Fiquei muito feliz pois, afinal, essa faca nasceu na ocasião dessa augusta visita.


Como divulgador da cultura fez questão de levar uma peça que adquiriu aqui e mostrá-las aos seus alunos. Coisa que muito me honrou e ao que agradeço.

Eis o Mestre Corisco com sua nova faca. Que esta visita seja o prenúncio de uma boa amizade. Embora o tempo tenha sido exíguo, tenho certeza que logo nos veremos novamente. Em matéria de cutelaria, arte e capoeira, não faltará assunto pra nossas futuras conversas.
Aqui o Mestre e sua Esposa junto aos jovens (bem jovens mesmo) capoeiristas, divulgando a arte e preparando corpos e mentes ao som, ritmos e movimentos da Capoeira.
 

Obrigado por lerem e um abraço a todos!!!!

19 comentários:

  1. Legal esse post mostrando o encontro de duas artes para muitos desconhecidas.
    Sempre admirei o processo de forjar, bonito ver o ferro em brasa ! os detalhes do acabamento, o equilibrio do fio da lamina... muito bonito.
    Mestre Corisco sempre mostrou admiracao por esses assuntos, sabia que nao iria desperdicar uma otima oportunidade de conhecer de perto. Afinal ele gosta muito de Ogun, o Orixa Ferreiro, Senhor dos Metais !
    Grande abraço e parabens a Serapiao pela materia e continue essa maravilhosa arte da cutelaria.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante todo esse processo de confecção de facas artesanais. São verdadeiras obras de arte, peças únicas!

    Sou aluno do Mestre Corisco e tive a oportunidade de estar no treino em que ele mostrou uma das facas. Realmente, um belo trabalho.

    Gostaria de deixar os meus parabéns ao cuteleiro Serapião!!!

    ResponderExcluir
  3. Serapião,
    é uma honra e uma satisfação para mim ter lhe conhecido e ser seu amigo.
    A visita a sua oficina era algo que eu muito aguardava.Pareceu um conto da Mitologia:as ferramentas,a bigorna, o fogo.E depois como um presente, você forjou a pequena hunter, ao vivo.Inesquecível.Muito grato.
    Foi muita gentileza sua, a postagem no
    blog.Realmente, muito valoroza para mim.
    Agradeço também em nome da capoeira, pela oportunidade de ser referenciada em "outras praias".
    Ficou muito legal.
    Grande abraço,
    Mestre Corisco.

    ResponderExcluir
  4. Serapião,
    É uma honra e uma satisfação para mim ter lhe conhecido e ser seu amigo.
    Visitar a sua oficina era algo muito aguardado por mim.Parecia um conto da Mitologia:as ferramentas, a bigorna, o fogo.E depois como um presente, você forjou a pequena hunter, ao vivo.Inesquecível.Sou muito grato a você por isso.
    Foi muita gentileza sua ter postado nossa visita a sua oficina.Realmente muito valoroso para mim.
    Agradeço também em nome da capoeira, pela oprtunidade de ser referenciada em "outras praias".
    Ficou muito legal.
    Grande abraço,
    Mestre Corisco.

    ResponderExcluir
  5. Que feliz encontro, há muito esperado pelo Mestre Corisco... principalmente por saber que estamos tão próximos de diferentes maneiras, pela significação dos dois trabalhos[seu e do Mestre]: pelo processo artesanal, pelo cuidado e zelo empregados a cada peça/ indivíduo, pela construção do material e do ser humano.
    Linda peças, únicas em sua forma e processo.

    Parabéns, Serapião!

    Flávia Lira
    [Capoeira Chapéu de Couro]

    ResponderExcluir
  6. Naum sabia o que era ser um Cuteleiro, nem entendia o gosto do Meu Mestre em colecionar facas ou navalhas. ^^ Achava que eram apenas armas de ferir ou matar alguém...Mas vendo como o seu trabalho eh feito, a apresentação desse blog e como o meu mestre se referiu...Enfim, aprendi a ver como arte e que realmente essas facas são bonitas! ^^ *Gostei muito da matéria e das fotos, vou divulgar no meu twitter. :D

    ResponderExcluir
  7. Belas lâminas, como todas as do Serapião. Embora não ao vivo, também pude vê-las nascer da fase de conceito à finalização, e fico feliz por saber que vão para um admirador da boa cutelaria.

    Parabéns aos dois pela amizade "forjada" a partir desta visita.

    ResponderExcluir
  8. Serapião, Usted no me conocía ni yo a Usted pero por intermedio de mi Mestre se establece el primer lazo. Soy alumno de Chapeu de Couro e intento llegar a aprendiz de un gran Mestre como Corisco.
    La verdad es que conozco muy poco de su oficio pero lo que entra por los ojos en sus fotos es muy digno de felicitaciones.
    Espero conocerlo algun día y para entonces tener algunas informaciones de las que seria interesante hablar.
    Saludos y nuevamente felicitaciones por su nota en el blog.

    ResponderExcluir
  9. Mestre Corisco, Thiago, Golfinha, Miranda, Ismael e demais amigos,

    Os meus agradecimentos pelas postagens que fizeram. Fico honrado e feliz com as palavras que me incentivam a buscar, sempre, o aprimoramento técnico e pessoal.
    Minha casa e oficina estão de portas abertas e ao serviço dos amigos.

    Um abraço e obrigado mais uma vez

    ResponderExcluir
  10. Caro Serapião,
    graças aos relatos do mestre Corisco, nas aulas de capoeira, pude conhecer um pouco sobre a sua arte. E, agora, lendo as informações do teu blog, pude observar quanto você se identifica com a cutelaria, da mesma maneira que a capoeira é a identidade de Corisco.
    Parabens aos dois artistas pela dignidade com que exercem suas artes.

    ResponderExcluir
  11. Pouco sabia sobre a arte de se fazer facas, cutelaria.
    Ter este dom é um privilégio de poucos. Nem tão pouco conhecia uma oficina, ambiente com muitas ferramentas em que o calor e o som do forno junto com a bigorna e o martelo faz um pedaço de ferro encandecente ser moldado, tomar forma...foi o que eu vi Serapião fazer, forjar uma faca com muita habilidade, para mim foi um momento mágico e fascinante. Quem é aluno do Mestre Corisco sempre o ouviu falar muito sobre facas. O que vi e ouvi no pouco tempo que passei na sua oficina agora entendo a paixão do mestre pelas facas. Muito obrigada pela excelente recepção, continue com sua arte, forjando cada vez mais ... Visitar sua oficina e ver uma faca ser forjada é realmente encantador, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  12. Serapião, sou amante da cutelaria, mas a curto prazo não poderei me aventurar por esses lados, principalmente pela falta de lugar adequado. Estou escrevendo para parabenizá-lo pele belíssimo trabalho e pela forma de apresentar o material. Sou fotógrafo profissional e percebo o seu cuidado em apresentar as peças sempre com fundos e elementos bem escolhidos. Isso demonstra que você tem preocupação com a qualidade em todo o processo. Parabéns mais uma vez. Gabriel Teixeira - gabriel_teixeira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Muito Obrigado, Gabriel!!!

    Vou continuar tentando aprimorar meu trabalho e as fotos. Se eu puder ajudá-lo em algo, conte comigo.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Ola Luis meu nome e Michael.Eu gosto seu trabalho!Suas facas sao notável!Voce e o artesão de ferro!Lembranças Micha

    ResponderExcluir
  15. Olá...tb sou admiradora da boa cutelaria. Meu esposo está iniciando nessa área e ficamos mais apaixonados cada vez que nos aprofundamos nas leituras sobre facas artesanais...Parabéns pelo belo trabalho...espero continuarmos em contato.

    ResponderExcluir
  16. ola,bo noite meu nome e Denilson Flavio,moro na cidade de Varginha, sul de minas gerais pra quem nao conhece e a cidade do ET .Anos atras fiz um curso de 2 anos de duraçao no senai,curso de caldeiraria,tenho uma oficina montada ja fiz uma forja a gas que ficou otima estou pesquisando bastante na internet e pretendo iniciar na arte da cutelaria nao como principal atividade,mas sim porque sempre fui apaixonado por facas,e agora que estou estudando sobre a assunto estou louco para começar.Ninguem melhor do que um grande mestre na arte como voce,pra eu perguntar, se a experiencia em caldeiraria pode me ajudar de alguma forma?Pouco ou bastante.

    ResponderExcluir
  17. Caro Denilson,

    Obrigado por olhar o meu trabalho. Mas pra Mestre ainda me falta praticamente TUDO!!!!
    Só estou aprendendo e praticando a um pouco mais de tempo que vc.
    Acho que ajuda sim. Pouco, mas ajuda. Afinal, o seu trabalho já dá alguma "intimidade" com o metal. Já é alguma coisa. Se puder ajudar estou às ordens.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. boa tarde Serapiao,aqui e Denilson,prciso sim d sua ajuda,queria saber onde vc arruma material para faser aço damasco,por exempro niquel,sera se ferro velho encontro?

    ResponderExcluir
  19. Meu caro,

    O que se usa normalmente pra fazer aço-damasco é uma mistura de dois aços com composição química diferente. Uma combinação que dá bons resultados é 15n20 com 5160. O 15n20, que eu saiba, é fornecido por uma empresa do Sul. O pedido mínimo é 10 Kg. Níquel puro é difícil de achar e fazer damasco com niquel e 5160, por exemplo, é temerário pois se o níquel se depositar na região do gume resultará numa faca com fio mole. Então.... O assunto é vasto. Se vc está começando na cutelaria eu RECOMENDO que inicie por forjamento de aços carbono deixando o caldeamento pra um futuro próximo. Não queime etapas. Um abraço.

    ResponderExcluir