domingo, 20 de fevereiro de 2011

Facas Integrais by Serapião - A "Integral Nordestina"

Caros Amigos,

 Quem acompanha a cutelaria brasileira e, com mais ênfase, a cutelaria custom deve saber que, fora do Brasil, o estilo das facas integrais brasileiras é conhecido como "brazilian style". Esssas peças foram notabilizadas a partir e principalemente do trabalho de Mestres como o Rodrigo Sfredo e Luciano Dorneles. Bem como, em seguida,  por outros grandes cuteleiros como Ricardo Vilar, Gustavo Vilar e Eduardo Berardo que também criaram peças singulares neste estilo, popularizando o conceito ao redor do Mundo.
Vejam Alguns exemplos:




Eventualmente alguém em me pergunta: "Mas o que é uma faca integral?"

Chamamos de faca integral uma faca forjada a partir de uma barra redonda (tarugo) de um diâmetro conhecido (mais usualmente usa-se 1") onde, com uma boa dose de habilidade, o forjador transforma a barra redonda em uma lâmina, "puxando" o gavião, delimitando o colarinho e conformando a espiga.
As imagens talvez ajudem a enteder melhor:

E, pra quem quiser saber em que, afinal, consiste o brazilian style????

Em resumo... os Mestres citados no topo deste post, tiveram a idéia de juntar o estilo de lâmina integral gaúcha com os cabos característicamente ergonômicos criados pelo Mestre Bill Moran Jr. (1925–2006).
Bill Moran

Na minha opinião Bill Moran foi o maior ícone da cutelaria do século XX. Dentre outras grandes contribuições à Moderna Cutelaria, Bill Moran foi o responsável direto pelo ressurgimento do "aço damasco", pelo seu desenvolvimento nos moldes atuais e por preconizar o seu uso em peças custom de excelente qualidade. Ele desenvolveu, ainda, facas com cabos ergonômicos, contrariando o que estava em moda na sua época. Ou seja, ele quebrou paradígmas, desenvolveu um estilo próprio de funcionalidade, beleza e ergonomia que ganhou adeptos e admiradores em todo o mundo e, até hoje, influencia cuteleiros neófitos como eu mesmo.
Quem desejar saber mais sobre Esse Grande Mestre pode encontrar informações aqui:
Bill Moran Jr.

MAS O QUE TUDO ISSO TEM A VER COM ESTE POST????

Bem...
Há algum tempo venho acalentanto a idéia de criar uma "Faca Integral Nordestina".
Em que pese todo o passar dos séculos da história brasileira, aqui no Nordeste a faca que preenche o imaginário popular é a boa e velha "Pexeira" conhecida de, praticamente, todo bom nordestino. Cantada em prosa, verso e de boca em boca a fama da pexeira cruzou o Brasil todo... A origem desta faca é controversa contudo, a hipótese que mais me agrada é a de que a sua ancestral direta seja a Faca Canária (conheça um pouco sobre essa faca aqui: Faca Canária



A minha expectativa era conseguir forjar com repetição, padrão e consistência uma Lâmina integral nos moldes da cutelaria custom, juntando um cabo ergonômico (à la Bill Moran) e que, ainda, tivesse a identificação visual imediata com as nossas pexeiras. O trabalho resultou nisso:





Uma faca integral de 9" forjada de uma barra redonda de 52100 de 7/8".Será um padrão que, quem estiver acompanhando o meu trabalho verá bastante daqui pra frente.
Este tipo de lâmina vai possibilitar uma grande gama de peças. Logo vou mostrar a vcs uma peça idêntica mas com cabo "emboá" caracteristicamente Nordestino. Obrigado pela paciência de lerem este post.

E um abraço a todos.

Um abraço a todos.

2 comentários:

  1. Amigo, sempre dando uma aula de sabedoria em facas. Sou fã das integrais...agoramisturando os estilos vai dar baião com fandango..O que particularmente, adoro...KKKK Parabéns

    ResponderExcluir