quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Por que ir a uma feira de Cutelaria?????

Caros Amigos,

Nos dias 12 a 14 de Novembro deste ano, realizou-se em São Paulo o Salão Paulista de Cutelaria que foi promovido por Silvana Mouzinho e, como sempre, sob a égide da SBC (SOCIEDADE BRASILEIRA DE CUTELEIROS) que congrega os melhores e mais atuantes cuteleiros do Brasil. Alguns desses cuteleiros já têm renome internacional e são responsáveis por colocarem o Brasil no rol dos países de CUTELARIA DE EXCELÊNCIA.

Como cheguei apenas na terça-feira (16/Nov), somente agora tive condições de arrumar as fotos do Evento e tentar escrever algo que demonstrasse o que foi esse Salão.

Eu, por ser cuteleiro, sou suspeito pra responder à pergunta que inicia este post. Mas, acredito, que quem se aventurar nesse blog chegará às suas próprias conclusões...

Alguém já parou pra pensar em que consiste uma FEIRA DE CUTELARIA?

Cutelaria é, genericamente falando, a ARTE ou ATIVIDADE de fazer facas!!!! Dito assim parece bem simples...

Bom, pra fazermos facas precisamos aprender sobre, designe, metalurgia, mecânica, resistência de materiais, a trabalhar com madeira e couro,  aprender a forjar, executar corretamente tratamentos térmicos, desenvolver a sutileza de combinar harmonicamente os inúmeros materiais que são usados nas facas, de modo a resultar numa bela peça e, por último, que todo o trabalho desenvolvido resulte num objeto artístico e único que tenha o caráter fundamental de coisa bem feita. Ou seja, todos esses conhecimentos devem se somar pra quê, no final, tenhamos uma ferramenta de corte perfeita e um objeto inquestionavelmente de arte. Posso lhes assegurar, NÃO É NADA FÁCIL!!!! Mas, como em todo ramo de atividade humana, o amor ao que se faz minimiza muito as dificuldades. E, como já foi dito muitas e muitas vezes... "Quem procura acha"!!!!

IMAGINE um local onde o resultado de todo um ano de trabalho de pessoas que se dedicam a levar a cutelaria ao ESTADO DE ARTE pode ser visto em detalhes!!!! Onde mais se veriam peças assim?







IMAGINE que nesse mesmo lugar haverá uma comissão julgadora composta pelos Mestres da Cutelaria Nacional (que este ano foi composta pelo MS Rodrigo Sfredo, pelo JS Ricardo Vilar, pelo Mestre da Sociedade Milanesa de Cutelaria, Eduardo Berardo e pelo, não menos conhecido, Ricardo Lala que é Mestre em canivetes de altíssima qualidade) que examinará os trabalhos dos artesãos que concorrem em diversas categorias tendo a oportunidade de verem os seus trabalhos avaliados por quem, realmente, entende do assunto!!!! Quem for expositor poderá concorrer com uma peça em cada categoria segundo a sua "especialidade". Os vencedores foram julgados com critério técnico apurado e total isenção. Se nos anos anteriores os títulos foram memoráveis, neste ano tiveram a chancela de Juízes realmente especializados em cutelaria. Tal comissão se repetirá nos anos seguintes embora com rotação de juízes, sem prejuízo dos critérios técnicos. Vejam algumas peças vencedoras:






INFELIZMENTE, não consegui fazer fotos de todas as peças vencedoras, pois o tempo era curto e as atividades muitas. Contudo, a relação dos vencedores pode ser vista aqui:
http://www.salaopaulistadecutelaria.com.br/index.html

PENSE na possibilidade de perguntar ao vivo e sem qualquer "segredo" qualquer coisa sobre a qual você tiver dúvida sobre CUTELARIA, porque se numa feira assim não conseguirem te responder... pode esperar que mandam a resposta depois por email...KKK. Como consequência do crescimento do Salão de Cutelaria, à presença já marcante de cuteleiros estrangeiros como Alfredo Sacher (AR), somaram-se Manoel Tacus (AR) - Ganhador da categoria "Melhor Damasco" e Facundo Montenegro (AR) que abrilhantaram o evento com suas simpáticas presenças.

Eis alguns dos expositores que estiveram presentes. Logicamente não foi possível fazer fotos de todos e peço desculpas a quem ficou de fora. Houve momentos que sequer podia-se andar pelo salão.
 Procurei nomear corretamente os expositores (sendo cuteleiros ou não)



























Se você estiver iniciando na Arte da Cutelaria tem a oportunidade de ver e adquirir materiais nobres pra cutelaria, além das peças levadas para venda pelos cuteleiros.São oferecidos materiais como madeiras, chifres de cervo e outros bichos, bainhas, cutelaria semi-artesanal, custom, e industrial para todos os gostos e bolsos.

Ressaltando que este ano houve a participação de Empresa DAFF Abrasivos que vem se notabilizando por atuar, também, no segmento de máquinas e insumos pra cutelaria. Esperamos que essa presença se perpetue e que a gama de materiais oferecidos seja ampliada. Há bastante mercado pra isso!!!!

UMA ÊNFASE ESPECIAL deve ser dada ao fato de que a  FÁBRICA DE FERRAMENTAS CORNETA inaugurou oficialmente a sua ESCOLA DE CUTELARIA, tendo a frente o Cuteleiro Ricardo Vilar, na noite de sexta-feira, onde, após o Salão, recepcionou magistralmente os expositores e convidados nas suas instalações. Foram momentos de extrema descontração, boa alimentação e conversas bem como passeio pelas instalações da fábrica que não pára 24 h/dia.
QUEM DESEJAR VER AS FOTOS OLHE O LINK:

PENSEM na reunião de amigos, todos irmanados pelo AMOR à ARTE DA CUTELARIA. Eis alguns trabalhos. Não consegui fotografar tudo que queria e peço desculpas:












 NÃO FOI POSSÍVEL FOTOGRAFAR TODAS AS MESAS E PEÇO DESCULPAS A QUEM NÃO TEVE SUAS PEÇAS AQUI MOSTRADAS!

Quanto a mim... Eis as peças que levei pra feira. Concorri em duas categorias, Faca de caça e Faca Bowie que foram ganhas pelo Colega Dionatam Franco. Embora não tenha obtido premiação alguma fiquei contentíssimo pois tive minhas peças criticadas tecnicamente onde me foram apontados erros e fornecidas técnicas pra que esses erros não mais se repitam. Vou trabalhar duro durante o próximo ano pra elevar o nível do trabalho apresentado!!!! Ter a possibilidade de ouvir críticas construtivas de cuteleiros como Rodrigo Sfredo e Ricardo Vilar, além de outros muito mais experientes que eu, por si só já vale a viagem!!!








Por fim, conto que este ano fui brindado com a companhia do amigo Roberto Lisboa que decidiu ir de Natal a SP pra conhecer o Salão e entrar com o pé direito no mundo da cutelaria, bem como pude conhecer pessoalmente pessoas singulares como o amigo Victor Farias, Ismael das Facas Paca, além de vários personagens virtuais que se apresentaram a mim no local. Uma satisfação imensa!!!
Também pude rever velhos amigos como Sérgio Ricci (difícil de fotografar pois não pára quieto), Lawrence Barbosa, Marcos Martti e muitos outros.



Na 2a feira fomos eu, Roberto Lisboa e Marcos Martti, dar uma volta em SP que terminou no Mercado Municipal. Um passeio memorável. DEPOIS PONHO A FOTOS !!!


TALVEZ AGORA VC POSSA RESPONDER À PERGUNTA DO TOPO DO POST....


Obrigado por lerem e um abraço a todos.

9 comentários:

  1. Parabéns pelas peças e pela cobertura do evento.
    To aguardando com ansiedade minha faquinha...
    Abraço amigão!

    ResponderExcluir
  2. Grande Serapião!

    Obrigado pelo post e parabéns pelo merecido sucesso.

    Um abraço,
    Lucas Silveira
    http://www.silveiraknives.net/

    ResponderExcluir
  3. parabéns, Amigo!!!
    Você é um exemplo do que é ser gente Fina!!!
    Essas fotos são um show aparte!
    Um abraço!
    Ismael

    ResponderExcluir
  4. Amigo você está na profissão errada!!!!

    Está escrevendo muito bem......

    Brincadeiras a parte, amigo só tenho agradecer pois por você é que tive a oportunidade de conhecer uma feira que simplesmente encanta que gosta de cutelaria.

    Aos que não foram, não deixem de ir na próxima, São Paulo ou Nova Petrópolis (ainda não conheço), mas digo sem medo de errar, para quem gosta de cutelaria é uma oportunidade imperdível, pois os mestres da cutelaria nacional ficam bastante disponíveis para quaisquer questionamentos.

    Aliás os mestres participantes possuem a maior boa vontade com os visitantes, e se cuteleiros iniciantes, ai o tratamento, o carinho é indescritível, pois é meus amigos os grande mestres adoram passar informações, informações para quem quer adentrar no mundo da cutelaria, de suma importância, e melhor ainda, gratuitamente e de forma sincera e coerente.

    Abraço ao Mestre Serapião e parabéns a SBC e a todos os cuteleiros que participaram da feira.

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana, um dia preciso ir conhecer de perto o trabalho dos cuteleiros que o Brasil possui.

    A parte difícil é voltar de mão vazia... :)

    ResponderExcluir
  6. esta feira esta de mais que pena eu noa poder ir bem que eu gostaria vc esta de parabens serapiao ass:musashi de bh mg

    ResponderExcluir
  7. SR, SERAPIÃO, GOSTEI DO BLOG! SE ME PERMITE UMA CRÍTICA CONSTRUTIVA:
    COLOQUE AS FOTOS MAIORES, FACILITA A VISUALIZAÇÃO PARA TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS DE INTERNAUTAS!

    MUITO OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  8. Voltando a este post. A última faca das produzidas pelo Serapiao e por mim adquirida ainda antes da SPKS foi para a Argentina e vai desempenhar seu trabalho junto a um grande amigo e caçador. Aqui as impressões dele:
    http://www.foro.fullaventura.com/viewforum.php?f=15

    ResponderExcluir