segunda-feira, 1 de março de 2010

Recebendo a Visita de Um Mestre!!!



Caros Amigos,

Neste domingo (28/02/10) tive o prazer e honra de receber em minha casa o Sr. Henry Guerra.

O Sr. Henry é (apesar da grande modéstia) um dos maiores archetiers em atividade no Brasil. Pra quem não sabe a archeteria é um ramo da luteria (arte de fazer instrumentos de corda) onde o artesão é especializado em fazer arcos de violino. Pra se tornar exímio, o artesão tem, sempre que buscar conhecimento que contribua pra sua própria arte. No meu caso a Cutelaria. Como archetier de elite, o Sr. Henry domina também as áreas da Marchetaria e Joalheria, pois comunmente seu trabalhos utilizam inserts e inscrustaçseões de ouro e prata, além de ébano, abalone e muitos outros. Felizmente esse Mestre e amigo também tem grande simpatia pela cutelaria e logo percebeu que seus conhecimentos poderiam ser de grande valia pra mim. Ele se dispôs a ensinar um pouco do muito que sabe!!!
Em poucas horas de conversa recebi uma aula preciosa sobre como escolher, compor e fazer um inset com materiais como abalone, madrepérola, osso e qualquer outro que a imaginação engedre.
Utilizando apenas pequenos formões de entalhe, Henry fez, como aula, esse insert de Abalone.

Mostrando todo o passo-a-passo e os "pulos do gato" tão importantes nessa atividade...



Após tão importante lição... Só me resta fazer o dever de casa e praticar... Acho que lá pelo insert número 30... Vai esta perto do que vi ser feito... O primeiro é o do Professor... Os demais...

Fica aki, de público, o meu agradecimento a este Grande Profissional e Amigo, Henry Guerra. Espero em breve poder reencontrá-lo e, quem sabe, aprender um pouco mais. Enquanto isso é praticar e praticar.

Obrigado por olharem.

2 comentários:

  1. Tenho notado que a busca pelo aprimoramento é uma constante em seus trabalhos.

    A cada nova peça produzida, um degrau a mais na escada do aprimoramento e galgada.

    Parabens pela persistencia e objetividade.



    Grande abraço



    SK

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus...
    Ele foi meu professor de violino em Areia PB qnd eu era criança.
    Onde ele está morando agora?
    Se voltasse no tempo aproveitaria cada minuto da sua aula

    Abraço

    ResponderExcluir