sábado, 23 de janeiro de 2010

"Tomahawk"



Caros Amigos,

Uma das peças que mais gosto de fazer é o "Tomahawk". Acho que assisti muito aos filmes do "Daniel Boone" que já eram uma reprise quando eu era criança....
A palavra "Tomahawk" foi tomada dos índios norte-americanos. Na época da chegada dos colonizadores europeus os índios usavam uma arma que era semelhante a uma maça de pedra polida presa num cabo. Esta era bem usada nos combates corpo-a-corpo. Durante os contatos com o homem branco e nas trocas subsequentes eles tomaram conhecimento das machadinhas de aço. Logo perceberam que estes utensílios era infinitamente superiores às armas de pedra e as adotaram como ferramenta/arma. O Modo de lutar usado com a maça de pedra foi facilmente adaptado para a machadinha de aço e, pela falta de uma palavra adequada, passaram a chamar estas peças de aço de "TOMAHAWKS". Então... tomahawks são machadinhas leves que visam, principalmente, o combate corpo-a-corpo sem perder, contudo, o aspecto de ferramenta... Logo percebe-se que a variedade de tomahawks é tão grande quanto o tipo de machadinhas existentes que tbm é influenciada pelo uso pois há tomahawks de cabos muito longos (usados por cavaleiros) como os de cabo curto pra serem portados na cintura... Os mais clássicos são o pipe-tomahawk, o hammer-tomahawk, o spike-tomahawk e o spear-tomahawk (preferido pelos apaches).
Aki mostro alguns tomahawks que fiz em várias fases construção. Sempre faço tomahawks forjados. Geralmente a partir de martelos bola dos quais modifico o olhal pra torná-los cônicos. Usando um fuller especial e a quente... Posso fazer, ainda, de barras redondas usando aços mais ligados como o 5160 ou 52100. Como cabos sempre utilizo madeiras de lei como o Pau-Brasil, Pau-Ferro, ou Gonzça
Um "Hammer-Tomahawk"

Um "Spike-Tomahawk" estilizado pra ficar parecendo um pássaro

Um desenho menos clássico que vi no Filme "Piratas do Caribe" as "costas" foram feitas de modo a incorporar um martelo

Depois de prontos e alguns outros:



















13 comentários:

  1. Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo lindo trabalho, hoje no Brasil achar um trabalho de forja desse jeito é meio difícil.
    Se possível, gostaria de saber quanto sairia um hummer?
    Att,
    Roger Antunes Carreiro Chaves
    rogerclimbing@gmail.com
    rogerantunes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS SEU TRABALHO É MUITO BOM. tAMBÉM PROCURO UM HUMMER, SE SOUBER COMO COMPRAR ME INFORME e-mail ricarp2005@ig.com.br.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Maravilha de trabalho. Gostaria de saber quanto custa uma spike.
    Grato pela atenção.
    Contato pelo email jusesh@brturbo.com.br.

    ResponderExcluir
  4. OLA COMO VAI EU ADOREI SEU TRABALHO E GOSTARIA DE SABER MAIS ME CHAMO ALEXANDRE MORO EM BH MG ADORO FACAS TENHO UMA KUKRI KA-BAR E TAMBEM GOSTARIA DE ADIQUERIR UM MACHADINHA MEU EMAIL MUSASHI-TEAM@HOTMAIL.COM EU GOSTARIA QUE VOCE ME MANDASE FOTOS DAS MACHADINHA OK UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo parabéns seu trabalho e de altisima qualidade gostaria de adiquirir uma machadinha meu email saburaudantas@hotmail.com Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. olá....muito bom
    gostaria como faço para adquirir um.
    e-mail vanjaru@hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  7. Muito bonito seu artesanato,tem mto a haber com os arcos e flechas que fabrico,vc esta de parabens."

    ResponderExcluir
  8. quanto custa o tomahawk bico de aguia?
    hansafm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. gostaria que me informasse quanto é o preços dos tomahawks que fabrica e forma de pagamento e envio

    ResponderExcluir
  10. Quanto custa uma das tuas machadinha tomahank, meu email :lu.schmechel@hotmail.com, muito bonito seu trabalho um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Se puder add meu ZAP 087 999451354 fica mais fácil a comunicação. Obrigado.

      Excluir
  11. Respostas
    1. Meu caro. Obrigado por olhar meu trabalho. Esta postagem é muito antiga. Hoje faço tomahawks melhores e diferentes. Se desejar me add no whatsapp. 087 999451354 então passo o link onde vc poderá ver peças novas. Abraço.

      Excluir