quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Peças em Construção


























































ADAGAS são facas de extrema beleza mas que exigem uma boa dose de habilidade pra confeção. A linha do gume deve estar inteiramente centrada em ambos os lados e o acabamento (manual) deve ser feito de modo a realçar as faces da lâmina.
Esta adaga de inspiração germânica é bastante robusta e tem 9,5". Foi forjada a partir de uma barra de 5160 e desbastada posteriormente. Escolhi Box Elder estabilizada como material do cabo além de fazer espaçadores de inox com file work entalhado com motivos de "vinha". A guarda o pomo são de inox. Ainda sofrerá algumas alterações e colocarei o resultado aqui.

INTEGRAIS são facas construídas a partir de uma única peça que requerem bastante habilidade do artesão, sendo, característicamente, feitas apenas por forjamento. A região do "gavião" na peça exige muita atenção e esforço pra ser "puxada" corretamente dando à integral o seu visual característico.
A FACA CHEF tem 9" e foi forjada a partir de uma barra de 1" de 52100. Escolhi um designe que reúne bons elementos pra uma faca de cozinha, resultando numa ferramenta bonita e versátil que deve se sair bem na maioria das tarefas da culinária.
A KUKRI ESTILIZADA tem 10,5" e foi forjada a partir de uma barra de transmissão de chevett. Diferentemente das Kukris originais esta tem a lâmina um pouco menos angulada, contudo, toda ela apresenta desbaste full flat que maximiza o poder de corte. É uma Camp Knife por excelência que pode ser utilizada pra grandes cortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário