segunda-feira, 18 de outubro de 2010

E o Capoeirista visita o Cuteleiro....

Caros Amigos,

Há algumas semanas recebi um email no qual o missivista se apresentou e indagou se poderia me fazer uma visita. Ele estaria de passagem pra uma região próxima e, na volta, pararia aki em Garanhuns pra nos conhecermos pessoalmente e, na oficina, ver um pouco do trabalho e conhecer mais sobre cutelaria.

Sempre que solicitado, faço o possível pra atender ou responder as perguntas que, por ventura, eu receba. Desta feita não seria diferente e, combinando as agendas (apertadas pra ambos), decidimos que o encontro se daria na manhã do Feriado do Dia das Crianças (12Out2010). E assim foi....

Acontece que o cidadão "José Olímpio" é um renomado Mestre de Capoeira que já era afamado quando eu era bem jovem (sei... não faz tempo assim!!! Só tenho 39 anos... mas 20 são 20 e 40 é o dobro....)

Trata-se do Mestre Corisco do Grupo Chapéu de Couro o qual é um dos mais famosos e tradicionais grupos de Pernambuco e do Brasil. Corisco veio acompanhado da Esposa Daniela que, tbm, é praticante e professora dessa arte tão nossa que é a Capoeira. Foi uma grata e feliz surpresa!!!

Mesmo com o tempo curto a conversa foi bastante profícua e, desde logo, fomos pra oficina ver as coisas mais de perto. Pelos preparativos pro Salão de Cutelaria de São Paulo minha pequena oficina estava cheia de peças em vários estágios que procurei mostrar o melhor que pude inclusive exibindo peças terminadas...



 Perguntei se o Mestre Corisco já havia visto uma faca ser forjada. Como a resposta foi negativa demonstrei um forjamento rápido de uma pequena hunter feita de lima.
 




Pela curiosidade do momento a esposa do Mestre gravou alguns vídeos curtos cujos links estao disponíveis abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=ZaKrMq4FMXc
e
http://www.youtube.com/watch?v=jtm2P_ZDdH4

Acredito que, se vc nunca viu de perto uma faca ser forjada ou mesmo o aço sendo modelado deve ser uma coisa bastante curiosa e, espero, tenha sido proveitosa.

 O Mestre Corisco ao ver algumas peças em estágios diferentes gostou particularmente desta aki que já estava no estágio final de acabamento:
 
 Ao final da visita após uma boa troca de informações o Mestre decidiu-se por adquirir a peça acima que ficou assim depois de pronta. Ele tbm é apreciador de atividades ao ar-livre e uma peça nesse estilo "bushcraft" é muito bem vinda:




A peça que forjei durante a visita tbm foi terminada com relativa rapidez que foi facilitada por um detalhe interessante. Um conjunto de espaçadores feitos de níquel puro e aglomerado de turquesa que estava guardado há meses serviu à perfeição pra pequena hunter. Uma feliz coicidência que me propiciou fazer uma bela peça:



 Que, ao final tbm passou a ser propriedade do Mestre Corisco. Fiquei muito feliz pois, afinal, essa faca nasceu na ocasião dessa augusta visita.


Como divulgador da cultura fez questão de levar uma peça que adquiriu aqui e mostrá-las aos seus alunos. Coisa que muito me honrou e ao que agradeço.

Eis o Mestre Corisco com sua nova faca. Que esta visita seja o prenúncio de uma boa amizade. Embora o tempo tenha sido exíguo, tenho certeza que logo nos veremos novamente. Em matéria de cutelaria, arte e capoeira, não faltará assunto pra nossas futuras conversas.
Aqui o Mestre e sua Esposa junto aos jovens (bem jovens mesmo) capoeiristas, divulgando a arte e preparando corpos e mentes ao som, ritmos e movimentos da Capoeira.
 

Obrigado por lerem e um abraço a todos!!!!