sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Falando um Pouco sobre FACAS DE CAÇA!!!!

Caros Amigos,




Recebi, com alegria, um convite do Tino pra escrever um pouco sobre FACAS DE CAÇA no blog dele (www.tinocoisasdomato.blogspot.com). Reproduzi aki o post pra quem não conhece aquele blog possa, também, ler um pouco do assunto. Espero que gostem.

Eu creio que existem, didaticamente, 3 GRUPOS nos quais podemos dividir as FACAS DE CAÇA:

HUNTERS -  São as facas utilizadas para tudo o que se refere a courear e esquartejar uma caça. São as "faz tudo", aquelas projetadas para trabalhar bem em todas as etapas de trabalho de uma carcaça.

CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS:

1. Geometria de fio bastante aguda, preferencialmente com desbaste full flat,
2. Ponta aguda,
3. Cabo que proporcione excelente ergonomia nas mais diversas empunhaduras,
4. Laminas entre 4 e 8 polegadas de comprimento,
5. Podem ou não ter falso-fio, guarda, passador de fiel e finger grip no dorso.
Facas de caça de aço carbono 52100


Hunter de 52100 c/ lâmina drop point de 7"

SKINNERS E NESSMUKS - São as facas desenvolvidas especialmente para courear. Alguns caçadores mais requintados coream com uma skinner e esquartejam com uma hunter. 

CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS:

1. Geometria de fio bastante aguda, preferencialmente com desbaste full flat,
2. Ponta rombuda (vista lateralmente), com cucuruto (aquela elevação após a ponta, parecida com a cabeça de uma baleia beluga - serve para abrir o ventre de uma caça, com o fio virado para cima, sem que a faca perfure a carcaça e consequentemente a glândula que estraga toda a carne)
3. Cabo que proporcione excelente ergonomia nas mais diversas empunhaduras,
4. Laminas entre 4 e 7 polegadas de comprimento,
5. Podem ou não ter guarda, passador de fiel e finger grip no dorso.
6. Não podem ter falso-fio.

Sknner de 4" - aço carbono
FACAS DE ESTOCAR OU ESPADAS DE CAÇA: São aquelas projetadas efetivamente para matar o animal, como por exemplo as facas de estocar javali que são usadas no sul do Brasil. Sua função é totalmente diversa das anteriores. 

CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS:
1. Ponta bastante aguda mas com bastante resistência mecânica. Não uma ponta cortante (com fio) mas uma ponta perfurante. A melhor sugestão é uma drop point ou spear point que são agudas, mas fortes.
2. Geometria de fio aguda.
3. Cabo que confira segurança e conforto ao estocar, independentemente de conforto em outras empunhaduras.
4. Lâminas acima de 8 polegadas, podendo ter fuller, que confere grande resistência mecânica.
5. Devem ter falso-fio pois ele otimiza a perfuração;
6. Podem ter guarda, pois limita o contato entre a mão do caçador e a caça.
Exemplo de "javalizaeira" by Serapião


Quanto aos materiais utilizados nas lâminas dessas ferramentas tão versáteis, há possibilidade de se confeccionar excelentes lâminas tanto em aço carbono quanto em aço-inox. Cada material tem suas peculiaridades.

É possível forjar o aço carbono maximizando suas características mecânicas além do fato de se poder fazer, em tese, qualquer desenho (logicamente isso depende da habilidade do forjador). Sua retenção de fio e capacidade de corte são sobejamente conhecidas. Como expoentes desse material existem o 5160, o O1, 1095 e o 52100, pra não falar de muitos outros. Sua desvantagem é que requer uma manutenção criteriosa. Usuários descuidados que tenham o hábito de guardar suas facas sujas, normalmente, preferirão o aço inox.

O aço inox, por sua vez, praticamente só possibilita  a construção de lâminas por desbaste. Pela sua composição química, é necessário fazer o tratamento térmico em forno apropriado e, afirmam alguns, mesmo quando corretamente tratado não chega a ter o desempenho de corte obtido no aço carbono. Contudo há excelentes opções nesse aço tbm. O aço de referêcia dos inox é o 440 C e tenho usado bastante o aço Din 1.4116.
Faca de Aço inox DIN 1.4116

Portanto, cada usuário, diante das inúmeras possibilidades, poderá escolher a sua "fiel companheira" nas atividades de caça. Seja feita de aço carbono ou inox, o crucial é que a peça tenha boas características de construção. A pesquisa, critério e cuidado resultarão numa boa aquisição.

Agradeço a todos que, por ventura, tenham lido esse post e, ainda, ao Mestre Eduardo Berardo que, com sua orientação clara o objetiva, me ajudou a "firmar as idéias" sobre um assunto tão vasto.

Muito Obrigado!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário