domingo, 18 de julho de 2010

Utilitária e Skinner de Lima

Bem...

Finalizando o lote dessa semana Eis duas facas forjadas de limas.
Uma utilitária de 7" com lâmina oxidada, pomo e guarda de inox e uma Skinner de 4" com cabo de couro e chifre de búfalo africano.
O cabo da utilitária é de rádica de imbuia. O pomo foi feito soldando-se uma porca com eletrodo de inox (uma parto de elefante..) e um parafuso soldado na tang. Como podem imaginar... Ajustar isso tudo com a madeira dá um  trabalho danado e, ocasionalmente, ocorrem falhas do artesão ou do material que nos faz perder tudo e começar de novo.... Um amigo diz que "cuteleiro é bicho que sofre sozinho" e é a pura verdade!!!

Esta skinner é um caso à parte...
Quem vê uma pequena faca como essa não imagina o trabalho que dá.
A parte de chifre de búfalo é feita com a ponta maciça de um chifre. Só a parte maciça serve. Todo o resto é desprezado. O cabo foi desbastado com um formato "pistol grip". Com esse desenho mesmo em condições adveras a faca não "sai" da mão. Os anéis de couro são de soleta tingida entremeada de espaçadores de papel vulcanizado preto. O pino de fixação tem cabeça arredondada. Nessa faca optei por oxidação com percloreto pra mostrar nitidamente a bela linha de têmpera deletiva. Tbm possui dois pontos de apoio no dorso da lâmina.


As bainhas foram feitas em couro de búfalo. Ambas no estilo "saco".

Agradeço a paciência e por olharem o meu trabalho.

Hunter/Utilitária de 52100 com Madeira estabilizada

Outra peça dessa semana foi essa HUNTER/UTILITÁRIA forjada de 52100.

A minha idéia foi desenhar uma faca com uma lâmina caracteristicamente de hunter mas que fosse um pouco mais robusta como uma utilitária. O resultado foi a faca acima que tem pouco mais de 6" de comprimento, aproxidamente 3,5 cm de largura e 5,5 mm de espessura.

O material escolhido para o cabo foi a MADEIRA ESTABILIZADA tanto pela sua beleza quanto pelas características mecânicas desejáveis. Esse material é totalmente imune à umidade, não encolhe como os demais materiais naturais (madeira, chifres ou ossos) ante climas extremamente secos e não perde a cor. Infelizmente ainda não está disponível no Brasil mas há gente muito boa desenvolvendo um projeto de estabilização de madeiras nacionais. Acredito que logo teremos resultados bem satisfatórios.
A guarda e o passador são de inox e o pino mosaico é composto por inox, cobre e inox. A bainha é de couro de búfalo.
Também tem se tornado uma "característica" das minhas peças o file work no dorso. Mas geralmente só o executo por necessidade funcional. Particularmente em facas de guarda simples acho bem interessante a adição pra ajudar o apoio do dedos sobre o dorso da faca.

Espero que Gostem e Obrigado por olharem o meu trabalho.

Facas Chef de 15N20 com linha de têmpera produzida por Argrila Refratária

Caros Amigos,

Dentro do cronograma que me propuz a cumprir mostro as facas da 3a semana de Julho/2010.

Esta é uma peça simples mas com alguns aspectos bem interessantes. Eu usei o Aço 15N20 com pouco mais de 2 mm de espessura pra produzir uma faca full tang com designe voltado pra cozinha. O cabo tem um desenho já consagrado, que me agrada bastante, que é peculiarmente encontrado nas nossas pexeiras nordestinas.
Quimicamente o Aço15N20 é bastante parecido com o 1070. A diferença básica é a adição de um pequeno percentual de níquel que lhe dá uma cor levemente mais clara. Tal característica o torna muito apreciado na composição do aço damasco em seus diversos padrões.
Entretanto, o 15N20 pode produzir facas muito boas tendo, também, a desejável qualidade de produzir "linhas de têmpera" desenhadas com argila bem atraentes. Em lâminas japonesas essa "linha" é chamda de "hamom" (embora, como tudo na vida, haja controvérsias sobre isso também)

Nesta peça eu utilizei argila refratária, resistente até 1300 graus, pra produzir um padrão ondulado. Após o banho no percloreto a peça foi lixada com scoth brite fina e a linha se revelou extremamente nítida sem grandes dificuldades.


As talas do cabo foram feitas com uma bela Imbuia Rajada fornecida pelo Amigo Flavio Gonçalves e, dessa vez, ao invés de pinos de inox rebitados utilizei parafusos de "aperto rápido" semelhantes aos desse link:
Parafusos de Aperto Rápido
Sao uma ótima opção embora exijam alguns cuidados nas perfurações das talas e tang. A "bucha" do meio deve passar confortavemente pela tang e as perfurações nas talas feitas de modo a esconder as cabeças do parafusos.

A Bainha fiz no estilo "saco" com couro de búfalo que, atualmente, é o material que uso nas minhas bainhas.
Espero que tenham gostado e Agradeço por olharem o meu trabalho.

domingo, 4 de julho de 2010

Bowie Cowboy de 13" de 52100 com têmpera seletiva usando argila.

Amigos,

Terminei essa faca hoje... Já tinha colocado fotos do processo de têmpera dela. Foi uma peça forjada de aço 52100, com 13" de Lâmina. Embora o padrão de bowies sejam facas mais espessas preferi que esta fosse mais "fina" com 5 mm de espessura no ricaço. Contudo pelas dimensões de espada curta, formato da lâmina e geometria do fio tenho certeza que será capaz de cortes muito contundentes.
Sempre achei este tipo de formato de lâmina (com a ponta mais larga que a base), que eram comuns até décadas atrás, interessante. Num dia de forjamento quando forjei 6 peças, decidi, enfim tentar fazer uma. Felizmente deu certo.

O Cabo é composto de uma coroa de cervo tingida pra dar uma aspecto envelhecido do qual gosto muito.
Além disto pra aumentar o comprimento do cabo utilizei um conjunto de espaçadores de 5 peças. Inox de 1 mm fornecido pelo amigo Reginaldo (3 peças), chifre de búfalo africano (2 peças) e um pedaço central de snake wood.

O processo de têmpera foi um aprendizado à parte... Mesmo com todos os cuidados pertinentes o 52100 não aparenta o hamom visto em aços como o W2 ou 1095. Esta lâmina foi polida até o grão 1500 com lixa de mão... Como pode ser visto na foto abaixo:

A linha de têmpera é bem visível e delineada quando a lâmina é banhada em percloreto. Mas ao polir criteriosamente esta linha fica tênue e só é vista contra a luz.

De qualquer forma gostei bastante de fazer esta faca que é uma bowie bem diferente de todas as que já fiz.


A bainha foi feita de couro de búfalo com in-lay de couro de cascavel. Antes que alguém teça comentários sobre a origem do couro... Não é das nossas boas e velhas cascáveis nordestinas. Mas o couro foi adqurido no ebay e fornecido a mim pelo amigo Marcos Martti.

Quase ia esquecendo de mostrar algo que comecei a fazer pra "desstressar". São cintos de couro de búfalo trabalhados à mão... Podem ser feitos pra combinar com as bainhas das facas, se for o caso, ou independentemente. São peças bastante fortes.
Fiz este com um estampo criado de modo a parecer as mesmas escamas da cascavel.



Obrigado por olharem e espero que gostem.

Um abraço a todos.

sábado, 3 de julho de 2010

Integralzinha do Workshop

Quem viu o post do Estágio do Ian, pode ter visto algumas facas sobre a bigorna.

Uma delas é esta skinner integral full tang de 5160 que forjei pra demonstração.


A peça tem 3" de comprimento de lâmina com 5 mm de espessura junto ao colarinho. As talas são de ébano do gabão com papel vulcanizado azul e pinos de niquel.
Espero que gostem e obrigado por olharem.

Utilitária p/ Caça e Pesca com Acrylester

Como já falei no post anterior... Estou sempre buscando aprender mais e melhorar a Arte. Essa busca nos leva, ocasionalmente, a procurar e achar novos materiais. Desta feita utilizei um material "novo" chamado "acrylester" que pode ser visto no link abaixo:

Acrylestes na TexasKnifes

Trata-se de um tipo de "acrílico" de textura acetinada que pode ser produzido com cores as mais variadas. Por ser uma resina, teoricamente, é bom pra peças de cozinha, caça ou pesca que entrarão em contato com água ou outros líquidos que normalmente penetram em cabos de madeira.
Nesta peça utilizei uma cor "inusitada"... que deixasse a faca mais visível. A idéia não é nova e existem diversos acessórios, principalmente pra caça terrestre, que são produzidos nessa cor.

A faca em si é uma utilitária de 6" de comprimento com 4 mm de espessura. Cabo de Acrylester "Laranja" com guarda, pinos e passador de fiel me inox. A bainha é de couro de bode. O desenho da lâmina, creio, será propício tanto pra ativides de caça, pesca ou cozinha de acampamento...
Espero que gostem e obrigado por olharem!

Nova Hunter de Aço Inox DIN 1.4116

Uma das coisas que um cuteleiro deve gostar de fazer, se quiser desenvolver sua arte, é Estudar. Estudar diversos assuntos ligados a todos os aspectos da cutelaria. De espécies de madeiras a tipos de couros. Passando, com profundidade por todos os tópicos ligados à matéria prima principal do cuteleiro. O AÇO.

Eu não gosto de "reinventar a roda" ou, como diz um amigo meu, "usar uma bomba atômica pra matar um mosquito". Pra forjar facas de aço carbono uso o 52100, o 5160, o 1095, 15n20 e o O1. Todos dão excelentes facas. Mas sempre gostei de inox e, mesmo sendo forjador por natureza, desejava fazer peças de aço inox com boa capacidade de corte. Até então as opções no Brasil eram o 420 e 440 "C" (?) Recentemente uma empresa do Sul começou a fornecer um aço novo chamado DIN 1.4116 cujas características mais marcantes podem ser vistas aki

http://www.metallograf.de/start-eng.htm?werkstoffkartei-eng/4116/4116.htm

Por se tratar de um aço inox martensítico é necessário forno de têmpera pra efetuar o tratamento térmico.
Apesar de ser dito na documentação técnica que este aço aceita forjamento é necessário frisar que esta forjamento o feito em escala industrial onde se tem o controle completo do processo. Na maneira usual do forjamento do aço carbono o resultado seria um aço inox com grãos irregulares o que, evidentemente, não é desejável. Então... Fiz esta hunter por desbaste com têmpera em forno.

O resultado foi uma hunter de 5" de comprimento, c/ 4 mm de espessura, file work pra apoio do dedo, guarda simples de inox com cabo de Jacarandá da Bahia, papel vulcanizado vermelho, pinos e passador de fiel de inox. A bainha é de couro de búfalo como, atualmente, uso em todas as minhas facas.
Espero que gostem e obrigado por olharem.

Integral de 52100 c/ Frame de Inox

Esta é uma peça onde utilizei uma técnica, até então, nova pra mim....
Fixei um frame de inox 308 de 4 mm de espessura  soldado com eletrodo de inox numa faca integral de 52100.

O resultado é uma peça com a aparência de full tang, aço carbono na lâmina e inox no ponto de contato das mãos. A idéia é evitar a oxidação proveniente do contado da mão do usuário, mantendo na lâmina excelente capacidade de corte do 52100.
As talas utilizadas são um caso à parte pois o jacarandá foi fornecido pelo Amigo Ian Vinhas que revelou um bom gosto extremamente apurado. Esse jacarandá é de uma tonalidade que não tinha visto até agora e cada bloco possui, no mínimo, 3 cores mescladas. Muito bonito de fato.


 A Faca em si tem 9" de coprimento, 45 mm de largura, file work no dorso e colarinho escavado à lima. Têmpera seletiva e os pinos são de níquel puro fornecidos pelo amigo Emilcio a quem muito sou grato.

O rapaz que me encomendou esta peça desejava dar um presente ao avô e eu sugeri tbm que acompanhássemos a peça de uma chaira (comercial) na qual substitui o cabo original de plástico por jacarandá com espaçador de chifre de búfalo africano. Tudo será acondicionado num estojo com duas divisões. Acredito que o presente agradará bastante e, ressalto, acho muito louvável nos dias de hoje um jovem presentear um ente querido de mais idade. É um sinal de afeição, respeito e sabedoria. Faço votos que o meu trabalho traga felicidade a ambos.


Obrigado por olharem e Um abraço a todos.