sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Nordestinando !!! Uma nova faca-pexeira!!!!






Falando de coisas de Pernambuco...
Uma marcante respresentante da nossa cultura regional é a Faca-Pexeira!!!
Usada no litoral, na zoda da mata, agreste e sertão é a ferramenta que, desde sempre, foi usada nas mais diversas tarefas... A ferramenta por excelência do nordestino em todos os rincões do Brasil. É tida como vilã (fazedora de viúvas) por muitos e por companheira por outros tantos...
Como não poderia deixar de ser aí vai a minha releitura da nossa Faca-Pexeira. Essa um tipo particular... a "lambedeira" que tem gume nos dois lados. O nome veio do fato de que, originalmente, pra se afiar a faca desta maneira era necessário ficar passando com cuidado a peça numa pedra, geralmente numa "pedra de mó", e ir "lambendo" o aço devagar... Daí a alcunha

A faca em si tem 8", forjada de 5160, com double taper, cabo de talas de Gonçalo Alves, c/ pinos e passador de inox. Têmpera seletiva c/ acabamento de percloreto. Na bainha, fugi um pouco ao estilo me aventurando no lacing com tentos de couro de bode.
Espero que gostem e obrigado por olharem.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Pernambuco Falando para o Mundo!!!

Um bom amigo, também apaixonado pelo Nordeste, me mandou uma letra de música que fala alto ao coração de todos os pernambucanos. Quem nasceu aqui sente o coração bater forte ao ouvir estes versos.

É Pernambuco Falando para o MUNDO!!!

Letra da musica Pernambuco Falando Para O Mundo:

Pitomba, preaca, pife e pandeiro

Esse é o encontro, é essa emoção

Rainhas e reis, reisado e rojão

Negros nagôs, navios negreiros

Ascenso, arrecife, angolas-arteiros

Maraca, mascates e maracatu

Baião, berimbau, batuque bantu

Usina, umbigada, umburana, umbuzal

Capiba, calunga, calor, carnaval

Oxossi, obá, oxum, olodu



Sou braço de mar, um rio caudaloso

No sertão sou seco, na mata estourado

Eu, nos arrecifes, um mar furado

A cova dos rios, salgado e formoso

E nesse meu céu azul luminoso

Ao sul de estrelas cruzeiro avistei

Por ele à noite no mar me guiei

Eu sou paranã, sou paranabuco

Falando pro mundo eu sou pernambuco

A ler meu brasil aqui comecei*



Se alguém me escutar tinindo a garganta

Verá que meu canto desvenda segredos

Acaba mistérios, destrói todos medos

Herdeiro da voz sou de Dona Santa

Meu canto é sangue, é pedra que encanta

Desterra o tesouro no chão mais profundo

Eu sou um cantante, eu sou viramundo

Se estou azougado, ninguém me segura

Acima de mim, só deus nas alturas

Eu sou pernambuco falando pro mundo!!!!

Cutelaria Brasileira Divulgada na Argentina

Quero registrar aqui os meus agradecimentos pela postura cortês que os colegas do Fórum Argentino ArmasBlancas ( http://www.armasblancas.com.ar/foros/index.php), na pessoa do Sr. Mariano Gugliotta, adotaram ao divulgar no topo da página do site uma das fotos de uma peça que fiz recentemente. Assim demonstram profunda consideração pela Arte e total desapego material pois nada foi cobrado pra exibir tal imagem. É a cutelaria brasileira sendo levada a todas as partes do mundo!!! Fico muito feliz com isso!!!! É fruto de muito trabalho, mas também de muita ajuda que recebo de vários amigos e Grandes Cuteleiros. Obrigado a todos!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Novas Facas

Caros Amigos,

Estas são facas recentes. Uma Utilitária/Skinner, uma hunter e uma Bowie utilitária.

Fiz este modelo pensando numa utilitária versátil e robusta que possa ser comodamente portada o dia inteiro. As talas são de nogueira européia e remetem às coronhas de armas de fogo que são outro foco dos meus interesses. Usei papel vulcanizado verde e pinos de inox de 3/16. A lâmina foi forjada de 5160 c/têmpera integral. Espero que gostem. Uma faca que pode ser usada como skinner ou em diversas outras atividades de caça, pesca ou dia-a-dia.




Essa hunter tem a particularidade de ter o cabo em bloco composta por amboyna, Gonçalo Alves e Papel Vulcanizado. A Lâmina tem 5" forjada de 52100 com 1/8 de espessura. Uma faca leve c/ linhas limpas.




Esta Bowie utilitária foi feita sob encomenda pra ser muito parecida com uma outra Bowie no mesmo estilo. Tem 18 cm de lâmina forjada de 5160 c/ 6mm de espessura, distal taper, têmpera seletiva, cabo de rádica de imbuia c/pinos mosaico, guarda e passador de inox, oxidação negra à frio. A bainha foi feita com couro de bode de maneira a possibilitar o porte da faca às costas. É um desafio fazer uma faca forjada praticamente idêntica à outra, mas sempre se pode melhorar alguma coisa.






Obrigado por olharem.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

1a Bowie com Guarda Integral

Caros Amigos,

Em minha cidade (Garanhuns) o Carnaval não se faz presente... É um lugar bastante tranquilo e esses dias se parecem com os demais, salvo pra os que podem contar com alguns dias de folga. Pra mim é uma ocasião tão boa como todas as outras pra forjar... Há tempos vinha com a idéia de tentar fazer uma faca integral. Não uma faca qualquer, mas uma bowie grande com guarda integral, caldeada por weldforging... O processo consite em caldear pedaços de aço na lâmina visando criar uma guarda que faz parte solidamente da peça. Existem outras maneiras. Esta foi a minha e 1a tentativa. Possivelmente o método será refinado ou repenssado...
Pra esta peça usei uma barra de 5160 que foi cortada com cerca de 35 cm x 1 1/4" x 3/8" (10 mm)
Na altura onde deveria ficar a guarda caldeei 4 pedaços do mesmo aço 5160 formando um bloco que, após o caldeamento será "esculpido" pra formar a guarda.
O caldeamento foi feito do mesmo modo que se faz aço damasco. Usando-se bórax e MUITO CALOR. Até o ponto certo quando são dadas batidas rápidas e compassadas. Não é preciso força mas o momento tem que ser preciso... Bem... Deu certo e estas são as 1as fotos.



Ainda há alguns detalhes sobre o formato da guarda definitivo, usisagem (possivelmente terei que fazer um guia de lima maior), formato do cabo (provavelmente será no formato cofin inglês) e demais materiais usados. Mas as linhas gerais são essas.

Logo postarei mais fotos.

Obrigado por olharem.

Bom Carnaval a todos.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

TUTORIAL - Fazendo uma Bowie




Caros Amigos,

Resolvi postar este pequeno tutorial onde mostro os passos pra confecão de uma Bowie Utilitária forjada de 5160. Ainda faltam as etapas do tratamentos térmicos e montagem final que serão acrescentadas no devido tempo.
Espero que gostem.

http://s38.photobucket.com/albums/e102/lcaserapiao/Tutorial%20de%20Bowie/

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Nova Utilitária






Caros Amigos,

Terminei essa outra bowie utilitária que tem uma configuração de lâmina muito semelhante à 1a.
Tentei reproduzir as características pra manter um padrão de produção, usinagem, acabamento e, contudo, mostrar que é possível, com lâminas iguais, ter facas bem distintas.
Essa peça tem 18 cm de lâmina, c/ 35 mm de largura no ricaço, 7 mm de espessura, distal taper, têmpera seletiva c/ oxidação à frio. O cabo é de rádica de imbuia com papel vulcanizado vermelho, a guarda e passador são de inox, assim como o pino mosaico que foi feito com madeira estabilizada. A madeira foi tratada com óleo de linhaça e cera de abelha. A bainha é, como de costume, de couro de bode.
Obrigado por olharem
Espero que gostem.