sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Skinner Búfalo






Terminei esta Skinner recentemente e foi uma peça diferente das que costumo fazer.
Tentei criar um constraste entre os componentes escuros e o aço inox. Pra isso utilizei chifre de búfalo africano maciço, couro, papel vulcanizado e aço 1095 de uma lima forjada que foi oxidada à frio.

Espero que gostem. Obrigado por olharem.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Bowie Utilitária Oxidada c/ passo-a-passo

Caros Amigos,

Eis uma peça que terminei há pouco. Trata-se de uma Bowie Utilitária c/ 18 cm de lâmina, 6 mm no ricaço com distal taper acentuado, 35 mm de largura, oxidação negra à frio, file work no dorso, cabo de maple tingido e encerado com pinos, guarda e passador de inox. A bainha é de couro de bode, como de costume. Resolvi colocar, tabém, fotos das estapas de construção que podem ser bem ilustrativas. Espero que gostem e obrigado por olharem.






terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Forjamento

















Caros Amigos,

Resolvi postar uma sequência antiga de fotos onde se vê o forjamento de uma Bowie a partir de uma capa de rolamento. Ao final vê-se a faca que se originou desse aço.
Tentei fazer fotos o mais didáticas possível e pode ser de alguma ajuda pra quem nunca "viu" o processo.
Espero que gostem.

sábado, 23 de janeiro de 2010

"Tomahawk"



Caros Amigos,

Uma das peças que mais gosto de fazer é o "Tomahawk". Acho que assisti muito aos filmes do "Daniel Boone" que já eram uma reprise quando eu era criança....
A palavra "Tomahawk" foi tomada dos índios norte-americanos. Na época da chegada dos colonizadores europeus os índios usavam uma arma que era semelhante a uma maça de pedra polida presa num cabo. Esta era bem usada nos combates corpo-a-corpo. Durante os contatos com o homem branco e nas trocas subsequentes eles tomaram conhecimento das machadinhas de aço. Logo perceberam que estes utensílios era infinitamente superiores às armas de pedra e as adotaram como ferramenta/arma. O Modo de lutar usado com a maça de pedra foi facilmente adaptado para a machadinha de aço e, pela falta de uma palavra adequada, passaram a chamar estas peças de aço de "TOMAHAWKS". Então... tomahawks são machadinhas leves que visam, principalmente, o combate corpo-a-corpo sem perder, contudo, o aspecto de ferramenta... Logo percebe-se que a variedade de tomahawks é tão grande quanto o tipo de machadinhas existentes que tbm é influenciada pelo uso pois há tomahawks de cabos muito longos (usados por cavaleiros) como os de cabo curto pra serem portados na cintura... Os mais clássicos são o pipe-tomahawk, o hammer-tomahawk, o spike-tomahawk e o spear-tomahawk (preferido pelos apaches).
Aki mostro alguns tomahawks que fiz em várias fases construção. Sempre faço tomahawks forjados. Geralmente a partir de martelos bola dos quais modifico o olhal pra torná-los cônicos. Usando um fuller especial e a quente... Posso fazer, ainda, de barras redondas usando aços mais ligados como o 5160 ou 52100. Como cabos sempre utilizo madeiras de lei como o Pau-Brasil, Pau-Ferro, ou Gonzça
Um "Hammer-Tomahawk"

Um "Spike-Tomahawk" estilizado pra ficar parecendo um pássaro

Um desenho menos clássico que vi no Filme "Piratas do Caribe" as "costas" foram feitas de modo a incorporar um martelo

Depois de prontos e alguns outros:



















sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Trabalhos em Andamento

Bem....

Depois de uma solução de continuidade graças à falta de material (cintas de lixa) consegui voltar à plena atividade na cutelaria... Demorou mas enfim....

Eis aqui fotos de trabalhos em andamento que servem, também, de um passo a passo se for o caso:

Outra Skinner forjada de pedaço de lima. Tem 9 cm de lâmina com distal taper, file work em dois pontos pra apoio dos dedos e resolvi usar um pedaço maciço de chifre de búfalo africano pra fazer o cabo:



Um Tomahawk forjado de martelo-bola da Tramontina o olhal é cônico pra possibilitar a inserção do cabo por cima da peça e a parte de trás e conformada de modo a servir de martelo. Toda a peça será temperada e o cabo será de pau-brasil pernambucano (0 melhor do mundo!!!)




Duas "falsas-adagas" forjada de lima (possivelmente o aço é o 1095) a menor tem 5" e a maior cerca de 7,5". Os cabos serão no estilo da adaga sykes-farbain da 2aww compostos de madeiras diferentes como jacarandá, ébano e outros materiais, guardas e pomo de inox com acabamento oxidado ou por percloreto de ferro ou oxiblue (ainda não decidi)




As peças seguintes são bowies/utilitárias forjadas de 5160 com guardas de inox e cabos, respectivamente de rádica de imbuia e maple:

Após a usinagem das facas segue-se a têmpera e o revenimento. Ambos feitos em forno apropriado.




OBRIGADO POR OLHAREM!