quinta-feira, 15 de outubro de 2009

HUNTERS



De cima pra baixo:

Pequena Hunter/Hutilitária de 4" forjada de 52100, ricaço inclinado em 70º, desbaste full flat, com "estudo" de possibilidade pra montagem da faca
(possibilidade 1)

Pequena Hunter/Hutilitária de 4" forjada de 52100, ricaço inclinado em 70º, desbaste full flat, com "estudo" de possibilidade pra montagem da faca
(possibilidade 2)

Hunter full tang de 52100 inspirada nas "loveless" c/ 5", desbaste full flat, cabo de box elder estabilizado com bolsters, pinos e passador de inox.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Peças em Construção


























































ADAGAS são facas de extrema beleza mas que exigem uma boa dose de habilidade pra confeção. A linha do gume deve estar inteiramente centrada em ambos os lados e o acabamento (manual) deve ser feito de modo a realçar as faces da lâmina.
Esta adaga de inspiração germânica é bastante robusta e tem 9,5". Foi forjada a partir de uma barra de 5160 e desbastada posteriormente. Escolhi Box Elder estabilizada como material do cabo além de fazer espaçadores de inox com file work entalhado com motivos de "vinha". A guarda o pomo são de inox. Ainda sofrerá algumas alterações e colocarei o resultado aqui.

INTEGRAIS são facas construídas a partir de uma única peça que requerem bastante habilidade do artesão, sendo, característicamente, feitas apenas por forjamento. A região do "gavião" na peça exige muita atenção e esforço pra ser "puxada" corretamente dando à integral o seu visual característico.
A FACA CHEF tem 9" e foi forjada a partir de uma barra de 1" de 52100. Escolhi um designe que reúne bons elementos pra uma faca de cozinha, resultando numa ferramenta bonita e versátil que deve se sair bem na maioria das tarefas da culinária.
A KUKRI ESTILIZADA tem 10,5" e foi forjada a partir de uma barra de transmissão de chevett. Diferentemente das Kukris originais esta tem a lâmina um pouco menos angulada, contudo, toda ela apresenta desbaste full flat que maximiza o poder de corte. É uma Camp Knife por excelência que pode ser utilizada pra grandes cortes.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Salão Paulista de Cutelaria






Estas são algumas das facas que levarei pro Salão de Cutelaria de São Paulo. Pouco antes do Evento vou postar fotos de todas as peças na íntegra.

















Nos dias 13, 14 e 15 de Novembro. Os cuteleiros do Brasil se reunirão em São Paulo para um dos maiores eventos de cutelaria do nosso país.

Não deixe de ir!!! Será um evento memorável.

Eu estarei lá e espero vê-lo(a). Seja muito bem-vindo(a).


Serapião.